CGE capacita servidores da UEG para otimização da Matriz de Riscos
A pedido do Escritório de Compliance da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), promoveu, no dia 7 de outubro, o treinamento “Matriz de Riscos: da análise à otimização”, para os proprietários de riscos e integrantes do Comitê Setorial da instituição de ensino. O objetivo foi aprimorar as práticas de gestão e fortalecer a cultura de governança institucional.
A capacitação foi ministrada pelo auditor-chefe Interno de Políticas Sociais e Inovação da CGE, Ellysson Fernandes Rosa; pela gerente de Auditoria em Gestão de Riscos, Alline Agapito Miranda; e pela gestora de Finanças e Controle, Ione Maria De Almeida Bastos. Participaram proprietários de riscos das 16 áreas da universidade, além de Neusa Ravaroto, diretora de Gestão Integrada, e Cristhyan Milazzo, chefe de gabinete da Reitoria.
“Depois de seis anos da implantação do Programa de Compliance Público, é necessário que os órgãos façam algumas reflexões importantes. Como, por exemplo, a análise do custo/benefício do gerenciamento dos riscos da instituição; ou a relação entre os níveis de riscos identificados e gerenciados, e o fomento às ações de controle”, exemplificou Alline Agapito.
Para a gerente, esse trabalho de revisão da Matriz de Riscos é que vai direcionar os próximos passos da gestão e mantê-la no processo de evolução. No caso da UEG, os números do primeiro quadrimestre de 2025 já são satisfatórios. A instituição apresentou baixo nível de risco, com índice geral de 4,18. A pontuação reflete os 233 controles aprovados e implementados pela instituição, com uma efetividade final de 64,3%.
O treinamento ministrado pela CGE atende à proposta discutida na última reunião do Comitê Setorial da UEG, realizada em agosto, em que o reitor, Professor Antônio Cruvinel Borges Neto, manifestou interesse em expandir o gerenciamento de riscos para os campi e unidades da UEG. Na ocasião, foi apontada a necessidade de revisar a Matriz de Riscos, concentrando-a em aspectos específicos da instituição.
Para o coordenador do Escritório de Compliance da UEG, Murilo Sérgio, a capacitação ajudará a otimizar os processos de identificação, avaliação e mitigação de riscos, além de fortalecer a integridade e eficiência administrativa da universidade. “Ouvimos diretamente dos auditores da CGE as novas orientações que darão mais celeridade aos processos e qualidade à matriz de riscos, tornando-a mais operacional e eficiente no nosso dia-a-dia”, afirmou.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás



