UEG inicia capacitação pedagógica e psicológica a militares do PROEBOM após facilitação da CGE
O objetivo é treinar os bombeiros para atender crianças e pré-adolescentes do Programa cada vez melhor
No último dia 10 de fevereiro de 2025, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) deu início ao curso de capacitação dos bombeiros militares que atuam no Programa Educacional Bombeiro Mirim, (PROEBOM). Foram formadas duas turmas que, a partir de agora, serão qualificadas para prestar um serviço de melhor qualidade a crianças e pré-adolescentes inscritos no Programa.
O curso, promovido como projeto de extensão da UEG, é fruto de uma consultoria de facilitação da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) entre a UEG e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). O objetivo da consultoria foi fortalecer a comunicação entre as instituições e contribuir para a capacitação pedagógica e psicológica dos bombeiros que atuam no PROEBOM, para um ensino mais eficaz e humanizado.
Estiveram presentes na aula inaugural on-line o reitor da UEG, Antônio Cruvinel Borges Neto; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máscimo da Costa e Silva; e o coordenador estadual do PROEBOM, major Pedro Nímerson Ferreira Neri.
Representando a CGE, participaram as auditoras-chefes Cíntia Villac (Segurança Pública) e Alessandra dos Santos Paz Esteves Scartezini (Educação, Cultura, Juventude, Ciência e Tecnologia). As servidoras foram responsáveis pela consultoria prestada pela CGE ao longo do processo.
Para Alessandra Esteves, a consultoria reforça o compromisso da CGE em apoiar iniciativas que fortalecem políticas públicas para a sociedade. “A parceria entre a UEG e o Corpo de Bombeiros Militar possibilita uma capacitação qualificada para os bombeiros que atuam diretamente na formação de crianças e adolescentes, garantindo um impacto positivo na educação e no desenvolvimento desses jovens”, destacou.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás