Caravana do SIM reúne gestores municipais em Planaltina de Goiás

Evento visa informar e conscientizar sobre os benefícios do Serviço de Inspeção

Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa: “O interesse e a participação demonstrados refletem o compromisso conjunto em impulsionar o desenvolvimento econômico e social de nosso estado” (Foto: Ana Flávia Marinho/Seapa)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), realizou nesta terça-feira (16/4) a primeira edição da Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Sediado pelo município de Planaltina de Goiás, o evento teve como objetivo informar e conscientizar os gestores municipais sobre os benefícios diretos e indiretos de um SIM eficiente em suas localidades.

Além da Seapa e da SEDF-GO, também são parte da ação a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Durante o evento, foram ministradas palestras que discorreram sobre a importância do SIM e apresentados casos de sucesso do município de Rio Verde, que possui o serviço estruturado, e de agroindústrias que foram efetivamente beneficiadas pela iniciativa. Também foram realizadas rodas de conversa entre representantes das entidades envolvidas.

Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o evento foi um sucesso. “Foi gratificante ver os gestores municipais engajados em entender e promover as melhorias necessárias para fortalecer a agricultura familiar e as atividades agroindustriais de pequeno porte em seus municípios. O interesse e a participação demonstrados refletem o compromisso conjunto em impulsionar o desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, destacou.

Já a secretária do Entorno, Caroline Fleury, ressaltou que “este é o primeiro passo para realizar um sonho para a nossa região: o SIM regional. Quando cada município tiver o seu selo, nosso propósito é comercializar entre os municipários e em Brasília, por meio de parcerias”. Além disso, frisou Fleury, “o SIM eleva o mercado potencial para a agricultura familiar, ao garantir a qualidade dos produtos e segurança alimentar”.

Rio Verde
Conforme anúncio realizado durante a abertura da 21ª Tecnoshow Comigo, Rio Verde tornou-se o segundo município goiano habilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a emitir a autorização de comercialização do Sistema Brasileiro de Inspeção para Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A conquista amplia o mercado para os produtos locais inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo sua comercialização em todo o território nacional.

Agora, os produtos habilitados pelo SIM e recomendados pelo Serviço de Inspeção Municipal estão liberados para venda em todo o país. Antes de Rio Verde, apenas Jataí tinha alcançado essa habilitação em âmbito municipal. Além disso, o Governo de Goiás, por meio do Serviço de Inspeção Estadual executado pela Agrodefesa, também possuía a habilitação SISBI-POA.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo