Unidades do Vapt Vupt iniciam emissão da Carteira de Identificação do Autista

O serviço está disponível em dez unidades da capital. Para solicitar o documento é necessário apresentar laudo médico

O Governo de Goiás, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Administração e a Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), anuncia o início da emissão da Carteira de Identificação do Autista em dez unidades do Vapt Vupt da Grande Goiânia.

O superintendente do Vapt Vupt, Dioji Ikeda, classificou a iniciativa como um avanço da inclusão em Goiás. "Um dos nossos objetivos é trazer comodidade ao cidadão através dos serviços prestados em nossas unidades. Emitir a Carteira de Identificação do Autista é mais uma meta alcançada em prol da cidadania”, ponderou.

A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) concluiu o treinamento dos servidores e dez unidades do Vapt Vupt atenderão o serviço na Grande Goiânia: shoppings Araguaia, Passeio das Águas, Portal, Cidade Jardim, Buriti, Garavelo e Cerrado, além das unidades da Praça da Bíblia, Camelódromo de Campinas e a própria sede da Seds, na Praça Cívica, na capital.

Facilitação do serviço

Para a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Seds, Clautenes José da Silva, a disponibilização do serviço nas unidades do Vapt Vupt atende uma necessidade dos usuários, observada durante a emissão do Passe Livre do Deficiente, que é realizado nas mesmas unidades citadas.  

A descentralização do pedido do documento evidencia o esforço do Governo de Goiás em focar suas ações em políticas públicas que beneficiem os cidadãos. “Famílias de autistas relatam que, sem a documentação, é difícil comprovar a condição e receber o atendimento adequado”, explica a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Seds, Clautenes José da Silva.

Documentação

Para solicitar a carteira é necessário apresentar laudo médico (neurológico ou psiquiatra) atestando o transtorno e cópias de documentos pessoais da pessoa e de seu responsável legal. O prazo para emissão do documento é de 30 dias.

Comunicação Setorial – SEAD
(Com informações da Secom)

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