Secretários conhecem trabalho desenvolvido pelo Consórcio Brasil Central

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração, realizou, na última quinta-feira, 2, reunião de apresentação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). Conduzida pelo secretário Pedro Sales, o encontro permitiu que auxiliares de diversas pastas tivessem a oportunidade de conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido do Consórcio, além das parcerias estratégicas e da carteira de projetos prioritários.

Pedro Sales, que é conselheiro do Conselho de Administração do Consórcio, enfatizou a importância da iniciativa para fomentar o fortalecimento das negociações dentro do bloco para que, de maneira conjunta, os secretários possam formular políticas ou projetos de interesse de Goiás e dos estados que compõem o Consórcio. Pedro ressaltou a influência e experiência política do governador Ronaldo Caiado, como um pilar importante para o fortalecimento do grupo.

Diretor de planejamento, Ney Pinheiro falou sobre a otimização de recursos, que é viabilizada pela união dos Estados no consórcio, e sobre o aprimoramento da gestão pública. Ney ressaltou que é de suma importância o envolvimento dos secretários e equipes para desenvolver projetos e apontar nomes para a criação de grupos de trabalhos relacionados a assuntos de interesse dos sete estados integrantes do BrC. De acordo com o diretor, até 2028 o Brasil Central será reconhecido como a região mais integrada e com maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul.

O diretor Ney Pinheiro, destacou também o protagonismo do governador Ronaldo Caiado e a força de Goiás no planejamento de estratégias, que possibilite a tomada de decisões, união de forças e a busca por soluções conjuntas para execução de projetos nos estados que fazem parte do Consórcio.

Participaram da reunião os secretários: Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Wilder Morais (Indústria e Comércio), Cristiane Schmidt (Economia), Enio Caiado (Goinfra), e Fabrício Amaral (Goiás Turismo).
Consórcio Brasil Central

O Consórcio tem o objetivo de fomentar a cooperação institucional e inter-regional, na figura de agência de fomento para os estados signatários. A ferramenta principal é a elaboração de projetos em comum, definidas com base em oito áreas prioritárias: desenvolvimento econômico e social, agropecuária, infraestrutura e logística, industrialização, educação, empreendedorismo, inovação e meio ambiente.

Comunicação Setorial – SEAD

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo