Sead realiza oficinas de alinhamento para Estatuto do Servidor
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizou na tarde desta segunda-feira (9/3) na Escola de Governo Henrique Santillo uma reunião para apresentar as oficinas que serão ministradas para servidores com alinhamento sobre o Regulamento do novo Estatuto da categoria, que deve entrar em vigor em julho deste ano. A iniciativa é conduzida pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. As oficinas iniciam na quarta-feira, 13 de março.
As oficinas serão disponibilizadas nesta primeira etapa para servidores que estão à frente da gestão de desenvolvimento de pessoas das secretarias de Estado. O objetivo é gerar instrumentos de valorização do servidor como em funções comissionadas, programas de certificação e capacitação continuada, projetos de aprimoramento de lideranças com foco em alcance de resultados, premiação e reconhecimento por melhores práticas.
A capacitação integra o programa M.O.V.E Goiás, lançado em julho de 2019 pelo Governo de Goiás por meio da Sead, que vem implantando programas de capacitação alinhados aos eixos estratégicos do Governo para os servidores públicos com o objetivo de garantir uma gestão pública eficiente e aprimorar o atendimento ao cidadão. “As oficinas vão promover iniciativas estruturadas de interação das setoriais, estimulando a participação do processo decisório, de forma a promover o engajamento de toda a rede na busca das melhores soluções em gestão de pessoas”, complementa a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gilsa Eva de Souza Costa.
De acordo com a subsecretária, esta é a primeira vez que um governo estimula uma maior participação dos servidores na construção de ideias conjuntas para aprimorar o serviço público, possibilitando uma gestão mais democrática. “Em mais de 20 anos de atuação no Estado, esta é a primeira vez que estamos discutindo temas como esse de forma participativa”, observa.
O secretário da Sead, Bruno D’Abadia, participou do encontro e aproveitou para agradecer aos servidores pelo apoio na reestruturação do Estatuto. “Precisamos rever práticas obsoletas para incentivar e motivar o servidor público. Nossa equipe idealizou essas oficinas para que cada gestor pudesse trazer a experiência da sua Secretaria e contribuir com a sua expertise. A ideia é que seja uma gestão participativa e que esse trabalho possa refletir em todos os cantos do Estado”, destacou.
Também ministraram palestras os superintendentes Roberta Rodrigues Costa, Ronaldo Pinheiro de Araújo e Luís Queiroz Lima.
Secretaria de Estado da Administração – Sead