Sead promove palestra sobre Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio

Ação realizada na tarde desta terça-feira (28/09) teve a participação da psicóloga Tainá Torres, que apresentou estratégias da Campanha Setembro Amarelo para que seja possível lidar melhor com o tema

A psicóloga Tainá Torres foi a convidada da Secretaria de Estado da Administração (Sead) para falar sobre o tema “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, na tarde de terça-feira (28/09). A palestra foi transmitida por meio do canal da Escola de Governo no YouTube. Na ocasião, ela abordou estratégias apresentadas a partir dos eixos da Campanha Setembro Amarelo para atuar na prevenção junto a pessoas que apresentem comportamento suicida.

O evento foi organizado pela Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) da Sead com o objetivo de fomentar a discussão sobre saúde mental, tema presente na realidade diária da população brasileira e que se tornou ainda mais relevante em tempos de pandemia. A palestra contou com a participação do subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alexandre Demartini, que, na ocasião, representou o secretário da Administração, Bruno D’Abadia.

Durante sua exposição, Tainá explicou que os eixos da Campanha Setembro Amarelo são: educar, orientar, acabar com o estigma e agir. A partir deles, ela enfatizou a necessidade de buscar referências confiáveis sobre o tema, com espaço para questionamentos e aprendizagem contínua; da oferta de atendimento e tratamento, principalmente com foco nas pessoas que tenham fatores de risco; de falar sobre o assunto, para que deixe de ser um tabu abordado com preconceito; e de observar, ouvir, aconselhar, compartilhar conhecimento e não atrapalhar.  

“O suicídio tem prevenção e existem estratégias eficazes e de baixo custo para evitar esse tipo de morte”, enfatizou a psicóloga. Tainá apresentou diferentes possibilidades de apoio psicológico e psiquiátrico em Goiânia e reforçou a importância de atuar para ajudar quem está em risco, por meio do diálogo, da indicação de ajuda profissional e de proteção – evitando que a pessoa se coloque em situação de perigo. 

Por outro lado, Tainá também enumerou algumas das atividades que podem contribuir para a manutenção de uma boa saúde mental, tais como: desconectar-se do celular para fazer algo que gosta; olhar-se no espelho e gostar do que vê; ter momentos de oração, meditação ou contemplação; participar de sessões de terapia; praticar exercícios físicos, entre outras. “O mais importante é despertar em você a necessidade do autocuidado, de cuidar de você mesmo e das suas relações”, afirmou. 

PAS

A superintendente Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Fabiana Falcomer, aproveitou a ocasião para detalhar o funcionamento do Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) para os que acompanharam a palestra da psicóloga Tainá Torres. O programa oferece atendimento psicossocial on-line aos servidores públicos estaduais desde 2020, de forma gratuita, com psicólogos. Atualmente, 10 profissionais da área estão envolvidos com os atendimentos de demanda espontânea. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (ligação ou mensagem de WhatsApp): (62) 98328-0572, das 7 horas às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo