Sead lança programa de lideranças para titulares de gerência do Governo de Goiás
Palestra com Tânia Casado, professora da USP, inaugurou capacitação para gerentes que atuam no serviço público estadual
A semana iniciou com lançamento de mais uma etapa do programa de lideranças do Governo de Goiás, o LiderAção. Nesta segunda-feira (11) servidores que ocupam cargos de gerência, ou equivalente, no serviço público estadual participaram da inauguração da capacitação do LiderAção.
O lançamento foi realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e reuniu mais de 100 servidores para palestra inaugural, conduzida pela professora titular da Universidade de São Paulo (USP), Tânia Casado.
Na cerimônia de abertura, o subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Alexandre Demartini, destacou a importância das capacitações direcionadas aos líderes e que se faz cada vez mais necessária uma mobilização para transformar o serviço público. “Torna-se cada vez mais necessário que tenhamos essas mobilizações para a capacitação para que possamos transformar, com ações, nossa liderança no serviço publico. Tudo que vamos aprender no LiderAção irá transformar nossas ações”.
Com foco em capacitar lideranças da gestão pública estadual, a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, tem promovido várias ações com metodologias eficientes para aplicabilidade no dia a dia dos servidores. O objetivo é alcançar mais eficiência para alcançar a excelência em projetos de gestão e melhoria consequentemente no atendimento ao cidadão.
A diretora da Escola de Governo, Roberta Costa, explicou que o programa deve abarcar todos os cargos de chefia do Governo, além de capacitação à futuros gestores. “Elegar funções, gerir o tempo e organizar a equipe é a responsabilidade do líder e vamos atuar na formação desse servidor para que possamos simplificar a rotina do serviço público”, disse.
O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, prestigiou a iniciativa da Sead e enumerou as vantagens de programas de qualificação que a Sead vem desenvolvendo para a melhoria do serviço público e que estabelecer uma relação mais próxima com os servidores resulta em maior produtividade e de eficiência ao atendimento das demandas de interesse coletivo. “O projeto desenvolvido pela Sead abrange pontos fundamentais para que os líderes desempenhem suas funções de maneira a atingir os objetivos estratégicos da gestão”, comentou.
O secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, pontuou que o desenvolvimento da capacidade de liderança na gestão é ponto chave para a integração das equipes e obtenção de resultados. “Priorizar capacitações e processos de transformação no nível gerencial é um ponto chave para o sucesso da administração. E isso é possível por meio do aprimoramento da capacidade de comunicar, de realizar diagnósticos e de envolver os servidores”, comentou.
Palestra
A paulista Tania Casado, declaradamente goiana por admiração à cultura e história do Estado, conduziu a primeira palestra aos gerentes e destacou os pontos fundamentais da gestão eficiente. Tania é psicóloga, mestre e doutora em Administração pela USP, é professora titular da FEA/USP e coordenadora do ECar-USP e do CarLab-FIA.
“É preciso pensar em uma gestão para o futuro. E o futuro está cada vez mais próximo de acontecer, principalmente com as novas tecnologias de informação e comunicação. Com iniciativas como esta do Governo de Goiás, não tenho dúvida que nossa admiração pelo Estado, em breve, se dará pela gestão eficiente dos seus servidores”, enfatizou.
Na primeira etapa do Programa, que tem parceria com a Fundação Lemann e Insper, o público-alvo foi composto pela alta gestão, com capacitações direcionadas para cada público específico: secretários, subsecretários, superintendentes, gerentes, entre outros. A cooperação prevê a realização de ações de desenvolvimento e qualificação que vão beneficiar servidores nos anos de 2023 e 2024.
Secretaria da Administração – Governo de Goiás