Sead inicia capacitação da segunda turma de formação do Balcão Expresso

O encontro virtual realizado nesta sexta-feira (05/11) contou com a participação de servidores de 17 municípios que serão qualificados para atuação na nova modalidade de atendimento

A Secretaria da Administração (Sead) promoveu, nesta sexta-feira (05/11), a capacitação de mais servidores que irão atuar no atendimento do Balcão Expresso. A aula inaugural da segunda turma de formação foi realizada no formato on-line, via plataforma Zoom, e contou com a participação do superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, e da subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges. 

Na ocasião, Dioji Ikeda enalteceu a importância da nova modalidade de atendimento do Programa Expresso, que irá ofertar serviços estaduais, os mesmos disponíveis na internet, em pontos físicos nos municípios que ainda não dispõe de unidade do Vapt Vupt. "É um programa inovador, que o governador Ronaldo Caiado formatou pensando no cidadão. Para nós, é uma satisfação poder levar os serviços estaduais aos quatro cantos do Estado", salientou.  

Na aula inaugural, os colaboradores municipais conheceram a legislação que criou o Programa Expresso e a metodologia que será utilizada na realização do curso e seus módulos. Também foram explicitados os objetivos da formação para que os servidores estejam aptos à execução dos serviços em suas cidades de atuação.

Participaram do encontro servidores de 17 municípios, sendo eles: Barro Alto, Bonópolis, Buritinópolis, Cachoeira Alta, Divinópolis, Flores de Goiás, Indiara, Joviânia, Monte Alegre, Mundo Novo, Niquelândia, Novo Gama, Santa Rita do Araguaia, São Domingos, São Luiz do Norte, Silvânia, Varjão.

Balcão Expresso

O Balcão Expresso é um novo modelo de prestação de serviços aos cidadãos, que foi criado pela Lei nº 20.846 de 02 de Setembro de 2020. A proposta tem como objetivo promover a inclusão digital local, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada.

A ferramenta disponibiliza serviços digitais, já disponíveis no portal Web, às pessoas ainda sem acesso à internet ou com dificuldade de uso de equipamentos tecnológicos, promovendo acessibilidade.  

A implantação do Balcão está sendo feita nos municípios do Estado que não possuem unidade Vapt Vupt e que disponibilize servidores e estrutura física para o atendimento. A seleção das primeiras cidades a serem contempladas foi feita por meio de edital de chamamento. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás
 

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