Sead Goiás protagoniza debates sobre boas práticas da administração pública no XI Congresso Consad

Evento reuniu, em Brasília, gestores de todo o país para discussão de temas relevantes a respeito da gestão pública. Goiás se destacou na condução de seis painéis e mediação de apresentações de outros Estados

"Dias intensos, imersos em pautas importantes da administração estadual". Essa foi a constatação do secretário da Administração de Goiás e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Bruno D'Abadia, ao avaliar a participação da Sead no XI Consad de Gestão Pública, que terminou nesta quinta-feira (24/03), em Brasília.

“O foco desse ano foram as ações de modernização da gestão pública. Assistimos a painéis com apresentações de trabalhos exitosos realizados em vários Estados. Goiás, mais uma vez, participou ativamente, liderando seis temas significativos e que evidenciam o protagonismo do Estado no cenário nacional”, afirmou o secretário.

O Congresso Consad reúne, todos os anos, as melhores práticas de administração pública, de todas as unidades da Federação, para um intercâmbio de ideias e apresentação de casos de sucesso nos Estados. O Governo de Goiás assumiu protagonismo no evento, com seis trabalhos selecionados para apresentação nos painéis, além da participação de servidores como mediadores de diversos debates apresentados por outros Estados. Neste ano o tema principal do evento foi ‘Inovação e Modernização Administrativa para os Estados’, dividido em 10 áreas temáticas.

Trabalhos selecionados

No primeiro dia do evento, a gerente de Gestão de Patrimônio Mobiliário da Sead, Cárita Marilhants, falou das inovações implantadas na gestão patrimonial do Estado de Goiás. Ela reforçou que a gestão patrimonial tem ganhado importância, sobretudo para que a administração consiga fazer as entregas necessárias aos cidadãos.

A apresentação do programa Censo Imobiliário ficou a cargo do superintendente de Patrimônio da Sead, Rogério Carneiro. Ele explicou que o programa é uma ação inédita, que consiste em identificar individualmente os imóveis, por meio de vistoria e atualização de dados.

Já a superintendente da Central de Transformação Pública da secretaria, Vânia Marçal Bareicha, apresentou a transformação digital promovida pelo Governo de Goiás, detalhando a criação e funcionamento do Expresso – plataforma que disponibiliza mais de 100 serviços digitais.

Segundo dia

Na quarta-feira (23/03) a Sead apresentou mais dois painéis, detalhando outros trabalhos selecionados para o evento. O gerente de Estatais Ativas, Rogério Rocha, falou sobre a implantação da coordenação da governança das empresas estatais do Estado de Goiás e apresentou o resultado da atuação da Sead na coordenação das estatais ativas.

A nova política de regularização fundiária de imóveis urbanos de domínio do Estado de Goiás foi tema do trabalho apresentado pelo gerente de Patrimônio Imobiliário, Frederico Pires Coriolano, que mostrou que o regramento desburocratizou a regularização de imóveis por meio da venda direta ou doação. Frederico elencou as principais mudanças da Lei e destacou que as inovações asseguram a aplicação de melhorias na política pública de regularização fundiária no Estado.

Servidores da Sead também mediaram debates com temas nas áreas de compras (com o superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística,  ndrei Oliveira de Paula); governo digital (com a superintendente Vânia Bareicha) e Escola de Governo (com a superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa).

Terceiro dia

No encerramento do Congresso, a Sead seguiu se destacando. O trabalho desenvolvido em Goiás na construção de uma Cadeia de Valor única foi o tema central do painel 'Reforma administrativa à luz da cadeia de valor integrada do Estado'. Apresentado por Nicir Maria Gomes Chaves, o trabalho tem coautoria da superintendente Vânia Bareicha; do gerente do Escritório de Processos, Marcelo Lima e da servidora Denise Taquary.

A expositora relatou que atividade realizada no Estado possibilitou uma visão sistêmica de todos os processos organizacionais, permitindo que os órgãos tenham clareza de como seus processos de negócios contribuem para a realização da missão institucional.

Fórum de Secretários

Finalizando o evento, o secretário Bruno D'Abadia participou do Fórum de Secretários da Administração. O encontro é uma oportunidade dos titulares das pastas dialogarem sobre temáticas de impacto para a gestão pública, traçando estratégias para encontrar soluções comuns e que assegurem mais eficácia na condução das pastas.

Ao final, Bruno D'Abadia fez um balanço da participação da secretaria no congresso e reiterou a grandeza do evento e a oportunidade de compartilhamento de experiências entre os gestores. "É um espaço importante tanto para o compartilhamento de experiências quanto para construção de soluções conjuntas para o aperfeiçoamento da gestão pública", pontuou.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo