Sead apresenta planejamento estratégico que norteará a secretaria até 2022

Compreender o papel desempenhado pela Secretaria de Estado da Administração – Sead junto as demais pastas do Governo de Goiás, aprimorar a gestão pública e os processos, e otimizar os serviços prestados ao cidadão foram os pontos que nortearam a construção do Plano Estratégico 2019-2022 da pasta lançado na última sexta-feira, 20, pelo secretário Bruno D’Abadia, no auditório da Fieg.

Os objetivos estratégicos da Sead são conceber e implementar políticas integradas de atração e gestão de pessoas e carreiras; capacitar, desenvolver, valorizar e cuidar dos servidores; fortalecer o relacionamento institucional; tornar a comunicação mais efetiva; desburocratizar e inovar a gestão pública, aprimorar a qualidade do gasto público a fim de garantir a excelência no atendimento ao cidadão.

O Planejamento Estratégico foi elaborado com a colaboração de todos os superintendentes e gerentes da pasta e conduzido pela Subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, por meio da Superintendência Central de Transformação da Gestão e construído sem a necessidade de contratação de consultorias especializadas.

O titular da pasta ressaltou o protagonismo dos servidores na elaboração do projeto. Para ele, o documento estabelece os objetivos da Secretaria no cumprimento de suas funções, entregado valor aos servidores e aos cidadãos. “Mais do que a economia de recursos, a Sead mostra a competência técnica de seus servidores, talentos e a capacidade de criar, de construir seu próprio caminho, de trilhar seu próprio rumo, independente das dificuldades”.

Durante a apresentação do planejamento da Sead, Bruno ressaltou a importância do documento para posicionar a secretaria e identificar onde está, para onde quer ir, e de que forma ou iniciativas vai alcançar os resultados pretendidos.

Nosso compromisso, onde queremos chegar e o que nos norteia

A missão da Sead hoje é promover uma gestão transformadora nos órgãos e entidades do poder executivo, de forma integrada e coloborativa, a fim de oferecer serviços de excelência aos servidores públicos e à sociedade. Ser reconhecida pela excelência e competência como um agente transformador e essencial para uma gestão pública estadual eficiente é a visão da secretaria. Além de norteada pela confiabilidade, comprometimento, eficiência, empatia, foco nas pessoas, integração, legalidade, moralidade, transparência são as diretrizes.

O presidente da Codego e ex-secretário da Sead, Pedro Sales, presente no evento, parabenizou a equipe pela excelência na realização do trabalho, e pela motivação em otimizar os serviços desempenhados pela secretaria e afirmou que precisamos nos conectar com o que está acontecendo no mundo, com a modernização e inovação. “Sempre guiados pela observância às regras, pelo respeito ao profissional e pelo sentimento de espírito público, vamos implantar um modelo de gestão que transforme o Estado de Goiás para melhor”, disse.

“A Sead conseguiu entregar o modelo de negócios, a missão, visão e valores; objetivos e projetos estratégicos; elaboração e monitoramento de estratégia”, afirmou a subsecretária de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, Lara Garcia Borges Ferreira. De acordo com ela, foram mais de 900 horas de trabalho da subsecretaria de Administração e Desburocratização, três oficinas com todos os servidores das estruturas básicas e complementares e três oficinas com a Alta Direção para ideação, cocriação, consolidação e validação das estratégias.

No lançamento foi anunciado a transferência da responsabilidade pela execução do planejamento, antes de competência da subsecretária de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, Lara Garcia Borges Ferreira, para o superintendência de Gestão Integrada, Fernando de Castro Fagundes.

O evento ocorreu no auditório da Fieg, em Goiânia. O titular da Controladoria Geral do Estado – CGE, Henrique Ziller, também acompanhou o lançamento. Alexandre Guimarães ministrou a palestra “Espiral Pública: Inovação e Transformação de Serviços Públicos.”

Comunicação Setorial – Sead

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo