Sead alcança o primeiro lugar no ranking de Compliance Público do Estado

Premiação reconhece os esforços das pastas no atendimento de exigências legais, combate à corrupção, entre outros critérios

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) alcançou o primeiro lugar no ranking do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP), edição 2022, entre os órgãos com mais de 1200 servidores. O prêmio foi entregue pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, ao titular da Sead, Bruno D'Abadia, na quinta-feira (23/9). 

O ranking do PCP é realizado desde 2019, quando o programa foi adotado na administração estadual. Desde sua implantação, a Sead foi contemplada em diferentes categorias na premiação que avalia a aplicação do Compliance no âmbito da secretaria.

O secretário Bruno D'Abadia destacou a evolução constante da Sead desde a implantação do PCP na gestão estadual. "Ano após ano nós prosperamos, subimos degraus em rendimento, em maturidade, dedicação e cultura de gestão de riscos", pontuou. 

Na ocasião, o secretário também agradeceu aos colaboradores da Sead pelo esforço e compromisso em seguir todos os critérios para o cumprimento das metas. "Fico muito grato pela dedicação do nosso time, são servidores comprometidos com o avanço da gestão pública", salientou.

Os critérios para a análise englobam ações ligadas aos quatro eixos do Programa de Compliance Público, que são Ética, Transparência, Responsabilização e Gestão de riscos. Entre os quesitos pontuados no Ranking do PCP estão o número de servidores certificados em compliance, com cursos de 180 horas; divulgação sobre os quatro eixos do programa; aplicação e resultado de questionário sobre internalização da ética e a pontuação obtida no Prêmio Goiás Mais Transparente, que avalia os portais de transparência dos órgãos estaduais.

Também foram pontuados o atendimento às recomendações corretivas e de controle emitidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE), bem como as recomendações da CGE em licitações e aditivos contratuais; o estímulo à celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com servidores, nas hipóteses permitidas por lei; a resolutividade das ouvidorias às manifestações dos cidadãos e a avaliação da gestão dos riscos corporativos.

Sobre o programa

O Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) foi implantado pelo governo de Goiás em fevereiro de 2019, com o objetivo de ser um sistema de proteção para a administração e, em especial, para garantir a boa gestão do recurso público, de modo a possibilitar que o dinheiro seja bem aplicado e traga benefícios para o cidadão goiano. Para o governador Ronaldo Caiado, o PCP é uma “vacina contra a corrupção”.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo