Qualificação dos servidores durante pandemia é tema de artigo do secretário Bruno D’Abadia
Em artigo publicado no jornal Diário da Manhã, o secretário Bruno D'Abadia exaltou a rápida adaptação da Escola de Governo no desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem on-line, com o objetivo de dar continuidade à promoção do conhecimento e capacitação dos servidores no período de isolamento social. Acesse o link do artigo ou confira abaixo na íntegra.
Pandemia não freou a qualificação dos servidores de Goiás
A pandemia do novo coronavírus nos conduziu a uma série de mudanças. Apesar das medidas de isolamento social adotadas pelo Governo de Goiás e que são extremamente necessárias para o controle da disseminação do vírus, as estruturas e os serviços oferecidos pelo Estado não pararam, mas têm passado por diversas adaptações.
Como componente fundamental da gestão pública eficiente, a capacitação dos servidores públicos nunca esteve tão representativa como agora, mesmo em uma situação adversa, e a Escola de Governo do Estado de Goiás tem papel fundamental nesse contexto.
A inovação proposta pela gestão do governador Ronaldo Caiado tem gerado um impulso positivo no dia a dia dos servidores públicos. E a pandemia evidenciou que esta é uma administração que não só adapta à nova realidade como é capaz de transformá-la. Já no início da quarentena, ainda em março, a Escola de Governo reestruturou toda sua metodologia de ensino.
E não só isso. Além de readequar o formato presencial para as aulas on-line, outros projetos surgiram, estabelecendo novos espaços para formação e debate constante acerca da atual realidade da administração pública, com uma fundamental finalidade: entregar valor ao cidadão. E o resultado? Em apenas três meses, de março a junho de 2020, quase cinco mil servidores integraram algum tipo de capacitação. É um número impressionante, sobretudo se pontuada a condição atual dos colaboradores, compelidos ao teletrabalho e a uma nova conjuntura social.
Somente o projeto Escola Lives, lançado no início da quarentena, contabilizou 4.064 pessoas conectadas. Foram 21 edições realizadas com temáticas diversas como teletrabalho, produtividade, empreendedorismo, resolução de conflitos, engajamento social, gestão de projetos, dentre outros.
O projeto Semear, um dos mais reconhecidos na Escola, ganhou uma versão on-line e ainda mais dinâmica. No período, quatro edições foram realizadas e 614 servidores participaram das oficinas de capacitação. O PequiLab, Laboratório de Inovação em Governo com foco nas pessoas, também precisou se reinventar e colocar a inovação em prática, promovendo oficinas de ideação remota com temáticas voltadas ao estágio probatório, posse e produtividade na modalidade de teletrabalho.
Ainda, a equipe da Sead estruturou o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola, o que possibilitou a migração dos cursos presenciais para o formato de educação a distância (EaD), alguns já com turmas abertas. São cursos nas temáticas de finanças públicas, redação oficial, captação de recursos, compliance, Cipa, legislação, compras governamentais, entre outros.
A Escola tem trabalhado de forma ostensiva na implementação de ferramentas e recursos instrucionais inovadores. Desde o início da atual gestão do Executivo estadual e com a reforma administrativa em meados de 2019, as capacitações têm sido aprimoradas e ampliadas para possibilitar ao servidor o desenvolvimento de competências gerais, operacionais, técnico-administrativas e gerenciais, alinhadas aos objetivos estratégicos estabelecidos.
O espaço que antes oferecia apenas cursos pontuais, agora, caminha para uma universalização ainda mais aprimorada de conhecimento. Além das Certificações Profissionais, estão sendo estruturados novos cursos de especialização e, pela primeira vez na história, a Escola de Governo vai avançar mais um grau na formação dos servidores: a implementação do curso de mestrado profissionalizante focado na atuação do serviço público.
Durante a quarentena, a Escola também continuou cumprindo sua missão de realizar processos seletivos e atrair talentos para a Administração Pública. Foram dois editais emergenciais relacionadas à pandemia para a contratação de novos servidores temporários com o objetivo de atender às demandas das áreas de infraestrutura e de pessoal da Secretaria da Saúde, principalmente para a ampliação de hospitais. Findou-se, ainda, o Concurso de Agente de Segurança Prisional para o preenchimento de 500 vagas.
Investir na formação do servidor público é focar na gestão do conhecimento com o intuito de aprimorar, cada vez mais, a prestação de um serviço mais qualificado e, sobretudo, eficiente ao cidadão.
Bruno D’Abadia – Secretário da Administração de Goiás