A humanização do atendimento ao cidadão é tema de artigo da superintendente Vânia Bareicha

Em artigo publicado no jornal Diário da Manhã nesta segunda-feira (28), a superintendente Central de Transformação da Gestão Pública da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Vânia de Carvalho M. Bareicha, explicou sobre o trabalho da gestão pública estadual em transformar o atendimento à população goiana tornando a prestação de serviço satisfatória ao cidadão, sem deixá-la onerosa aos cofres públicos.

A superintendente reforça no artigo que o Governo tem buscado oferecer valor aos atendimentos prestados aos goianos desenvolvendo um trabalho colaborativo entre órgãos e entidades estaduais para acelerar a inovação sanar problemas na prestação de serviços públicos e colocar o goiano no centro de todos os esforços da Administração Pública de Goiás.

Leia o artigo na íntegra

Uma administração pública humanizada

 O serviço público goiano não pode parar, é preciso entregar valor ao cidadão, todos os dias, mas é muito evidente que precisamos também nos reinventar. O perfil do cidadão mudou, não é mais o mesmo de 20 anos atrás. Sabemos que hoje prestar um serviço de qualidade, que seja simples, de fácil entendimento, digital, que não onere os cofres públicos e que realmente satisfaça o cidadão, já não é uma opção, é essencial, é questão de sobrevivência de toda e qualquer instituição pública. No entanto, grande parte dos governos ainda vive em um paradigma ultrapassado de ser fazer gestão pública, focando suas energias na melhoria de processos internos e que não entregam valor a realmente quem precisa: ao cidadão.
 
Diante desse desafio extremamente complexo, mais do que nunca, o Governo de Goiás sabe que para melhorar o desempenho da sua prestação de serviços, seria necessário traçar uma verdadeira jornada de transformação, orientando um caminho a ser seguido pelos órgãos e entidades estaduais, focando esforços no ser humano, o que naturalmente acelera a inovação e soluciona problemas complexos. Os serviços públicos, por mais digitais que sejam, são prestados e utilizados por pessoas, servidores públicos e cidadãos. E a valorização do que é essencial numa gestão pública eficiente tem sido a grande marca do atual governo.
 
Nesse sentido, a Lei nº 20.846, de 2 de setembro de 2020, recentemente sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, instituiu a nova política de atendimento ao cidadão. A lei traz esse propósito em sua essência, pois coloca o cidadão onde ele sempre deveria estar: no centro da formulação e redesenho dos serviços públicos, reiterando que o Estado existe para servir ao cidadão.
 
Assim, ao utilizar um modelo de gestão mais colaborativa e humana, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) conduz um processo de melhoria e redesenho dos serviços públicos, contidos na Carta de Serviços e disponibilizados no Portal Goiás Digital. Trata-se de uma série de discussões que tem permitido ao governo acessar camadas de soluções muito mais profundas e, desse modo, propor soluções a partir de necessidades e problemas reais presentes na vida dos cidadãos, usuários dos serviços públicos.
 
Consequentemente, ao coordenar toda essa jornada de transformação, a Secretaria de Estado da Administração vem induzindo que todos os servidores públicos envolvidos na prestação dos serviços assumam esse novo olhar e criem uma transformação interna, permanente que impacte naturalmente na melhoria dos serviços.
 
Os avanços em Goiás são incomparáveis e inéditos no Brasil, pois a percepção e a vontade de mudar a administração pública são ideais dos servidores em todos os níveis hierárquicos do governo, sobretudo agora que são orquestrados com maestria pela gestão responsável do governador Ronaldo Caiado.
 
O espírito público vem sendo resgatado na administração estadual e a confiança do cidadão goiano também tem sido retomada!
 
Vânia de Carvalho Marçal Bareicha – Superintendente Central de Transformação da Gestão Pública da Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Governo na palma da mão

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