Modernizar o atendimento ao cidadão é umas das prioridades do secretário Bruno D’Abadia

O novo programa de estágios do Governo de Goiás, os esforços para modernizar o atendimento no Vapt Vupt e a política de austeridade adotada pela atual gestão, que já alcançou números expressivos na redução de custos, foram alguns assuntos abordados pelo secretário da Administração, Bruno D’Abadia, durante entrevista ao jornal O Popular na quarta-feira, 14. No comando da pasta desde o início de agosto, auxiliar de Ronaldo Caiado também pontuou os desafios que terá pela frente. 

Bruno expôs a situação de adversidade encontrada no programa Vapt Vupt, como a extinção de 800 servidores do quadro de funcionários. A medida atendeu a uma decisão judicial do fim do ano passado, por se tratar de contratação irregular efetivada pela administração anterior. O titular da Sead foi categórico ao afirmar que o serviço está em transformação e a tecnologia é a principal aliada para a otimização do atendimento.

O secretário lembrou que o Vapt Vupt segue o mesmo protocolo de atendimento há 20 anos e, portanto, a implantação de uma nova tecnologia vai propiciar outro nível de atendimento, mais eficaz e satisfatório. “Em breve vamos disponibilizar o agendamento on-line para determinados serviços. Com essa possibilidade, o tempo médio de espera para ser atendido é de aproximadamente 5 minutos”, relatou.

Bruno destacou, ainda, o novo site do programa. A plataforma possibilita que o usuário tenha acesso, em tempo real, à situação da fila de atendimento dos serviços prestados em todas as unidades do Estado, permitindo que o cidadão consulte a agência com menor número de senhas emitidas. O programa “Mais Horas”, que estendeu o atendimento do Vapt Vupt Araguaia Shopping até 22 horas, também melhorou a disponibilidade de serviços e o atendimento ao cidadão.

Economia

Sobre a política de austeridade e zelo com o dinheiro do contribuinte, o secretário Bruno D’Abadia ressaltou o empenho da Sead em reduzir as despesas. Como exemplo, citou a economia de R$ 39 milhões com análises das aquisições, contratações e aditivos contratuais submetidos ao autorizo governamental.

Outra medida que reforçou os cofres públicos foi a adoção de processo de conferência das diferenças salariais, responsável por poupar aproximadamente R$ 6,7 milhões, de janeiro a junho de 2019. Bruno D’Abadia ressaltou que o governo “continuará adotando políticas de gastos criteriosas e eficientes”.

Estágios

Questionado sobre o novo programa de estágios do Governo de Goiás, secretário afirmou que a Sead, como órgão central de gestão de pessoal, propôs um novo modelo, que prioriza critérios de escolha e de avaliação dos estudantes. 

Bruno avalia que o programa, em parceria com as universidades, vai dar oportunidade para que os jovens talentos demonstrem suas habilidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo