Lançamento do programa de Inventário de 2019 assegura eficiência da gestão e zelo pelo patrimônio público
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – Sead, lançou na última quinta-feira, 29, o Programa de Inventário 2019. Destinado aos órgãos e entidades do Estado de Goiás, o projeto realizará o levantamento e aperfeiçoamento do controle patrimonial. O secretário Bruno D’Abadia definiu o programa como mais uma ferramenta para qualificar e assegurar a eficiência da gestão pública. Bruno apontou o cuidado com os bens públicos como um dos métodos para reduzir a necessidade de novos gastos.
Apesar das irregulares e dificuldades encontradas pelo setor responsável pelo controle patrimonial, o titular da Sead afirmou que já foram identificadas as necessidades e requisitos das pastas para que o programa seja iniciado. Bruno D’Abadia também ressaltou a jornada de reuniões e visitas promovidos pela área, que resultou na atualização dos aparatos necessários para o trabalho. “O sistema está apto a receber todas as informações referentes ao patrimônio, e a Sead estará 100% disponível para orientações necessárias”, pontuou.
O superintendente de Patrimônio do Estado, Rogério Bernardes Carneiro, falou sobre a importância do programa para proteger os bens do Estado. Para ele, o cenário encontrado evidencia os anos de descaso. Rogério declarou que o levantamento era realizado sem a devida atenção e apoio, com evidente falta de pessoal, controle e gestão dos processos. Tudo isso culminou em mais de 25% dos bens móveis não encontrados do inventário de 2018, um prejuízo aproximado de R$ 70 milhões. “A nossa gestão vai sanar essas irregularidades. Vamos promover um inventário sério e responsável”, esclareceu.
Visando melhorar toda a jornada de controle patrimonial, o secretário Bruno D’Abadia informou que a Sead pretende estabelecer uma inteligência para a otimização do processo, como já tem ocorrido em outras áreas. O programa será similar ao que ocorre com o setor de compras, e deve assegurar a qualificação e compartilhamento de novas ferramentas para os servidores responsáveis pelo patrimônio.
Inovação e capacitação
O inventário consiste na contagem de todos os bens móveis do Estado e o lançamento dessas informações no sistema de patrimônio mobiliário. Essas informações alimentam a contabilidade do Estado junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE. “Quando o inventário é bem feito, podemos averiguar onde estão as deficiências, o que precisamos comprar, os bens que devem ser baixados, bens não encontrados e a apuração das razões dos problemas”, garantiu Rogério Carneiro.
O Programa de Inventário 2019 traz muitas inovações ao patrimônio público mobiliário e envolve diversas áreas e projetos contínuos. A oficina de capacitação Inventário de Bens Patrimoniais Móveis é uma das ferramentas disponíveis. O workshop ocorrerá nos dias 03, 04, 05/09 e 10,11 e 12/09, das 8h às 12h e 14h às 18h, na Escola de Governo. O objetivo é capacitação dos servidores de todos os órgãos do Estado da área para que adquiram novos conhecimentos, dentro dos princípios da legalidade, eficiência, economicidade e do uso devido do dinheiro público.
Comunicação Setorial – Sead