Goiás é premiado como segundo melhor estado  na oferta de serviços digitais

Premiação também rendeu a Goiás reconhecimento de terceiro lugar na categoria Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022, por ter saído da sétima para segunda colocação em apenas um ano

O Governo de Goiás é o 2° Estado com melhor oferta de serviços públicos digitais e recebeu, nesta quarta-feira (22), a premiação da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A cerimônia de entrega dos troféus, realizada no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), contou com a participação do secretário de Administração, Bruno D’Abadia, do secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, da subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Borges e da superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Bareicha.

O levantamento realizado pela ABEP-TIC mostra que Goiás subiu cinco posições no ranking somente no último ano, já que em 2021 ele ocupava a sétima colocação. Por isso, o Estado também foi premiado pela terceira posição na categoria 'Variação Nominal no Índice ABEP-TIC entre 2021 e 2022'. A premiação é resultado dos investimentos realizados em tecnologia e na ampliação de serviços oferecidos na plataforma Expresso, que atualmente disponibiliza 110 atividades em formato digital para população.   

O secretário da Administração de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretário da Administração (Consad), Bruno D’Abadia, apontou a iniciativa da ABEP-TIC de promover a premiação “como importante métrica para que os Estados acompanhem a evolução dos diferentes quesitos referentes à digitalização dos serviços públicos”, afirmou.

 Bruno D’Abadia enalteceu ainda a parceria do Estado com a Abep, Governo Federal, Consad e BID, processo que evidenciou a necessidade de que as áreas de negócios e tecnologia somassem forças para intensificar o processo de digitalização dos atendimentos. “Universalizar o acesso aos serviços públicos requer entender as necessidades, desejos e interesses dos cidadãos, para que possamos estrategicamente analisar de que forma a tecnologia pode auxiliar nesse processo. O propósito da gestão pública é esse: servir ao cidadão com respeito e qualidade”, avaliou o titular da Sead.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, o segundo lugar no ranking é resultado da política de transformação digital adotada pelo Governo de Goiás desde 2019. “A entrega dos serviços digitais ao cidadão é uma prioridade. O Expresso é essencial e já rendeu a Goiás diversos prêmios. Os serviços oferecidos digitalmente variam desde tirar segunda via de CNH até fazer a prova de vida, facilitando a vida dos cidadãos em relação à mobilidade”, explica. 

Durante a cerimônia, o presidente da ABEP-TIC, Lutiano Silva, reconheceu o trabalho de cada estado que está envolvido na agenda da transformação digital do país. “Também é muito importante reconhecer o esforço dos estados que neste ano estão numa posição mais favorável. Acredito que o índice da ABEP tem sido não só um instrumento de premiar, mas também de querer ser mais. Muitos estados não tinham um direcionamento sobre o que transformar, por onde começar, e o índice passa a ser esse instrumento de norteamento e direcionamento”, disse Lutiano.   

O Expresso é desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG). Ele recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários. 

Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) – Governo de Goiás

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