Gestão responsável e transparente da SEAD promove economia de R$ 20 milhões para os cofres do Estado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, promoveu uma economia aos cofres públicos superior a R$ 20 milhões nos últimos 50 dias. A atuação da Gerência de Compras Corporativas na análise dos processos de aquisição de bens e serviços pelo Estado levou ao número exitoso. Após a publicação da Reforma Administrativa, a área se transformará na Superintendência de Compras, responsável por operar o sistema Compras Net, que atuará como uma central de inteligência das compras governamentais.

O gestor do núcleo, Andrei Oliveira de Paula, responsável pela área, relatou que no prazo inferior a dois meses já foram avaliados mais de 200 processos. Foram desenvolvidas ações como, a consulta de valores de mercado e a averiguação do quantitativo de itens solicitados em cada um dos processos, tendo em vista que o governador Ronaldo Caiado, logo que assumiu a gestão, decretou a redução de 20% dos custos. Como forma de endossar a decisão, a gerência recomendou a prática de diminuição dos preços ou renegociação de contratos, viabilizando a economia alcançada. Foram poupados mais de R$ 5 milhões em economia real, e um valor superior a R$ 15 milhões em gastos que estavam previstos e foram evitados. 

O Secretário da Administração, Pedro Sales, classifica a iniciativa como mais uma maneira do governador Caiado mostrar que tem se empenhado em otimizar a aplicação dos recursos e em profissionalizar a gestão pública. O titular da SEAD acredita que o conjunto de medidas técnicas garante transparência e o uso racional do dinheiro do contribuinte, possibilitando que a gestão possa realizar mais entrega aos cidadãos. 

Todas as aquisições que ultrapassam o montante de R$ 500 mil devem ser referenciadas pelo chefe do Executivo. Comprometido com a transparência, o governador Ronaldo Caiado incumbiu a Gerência de Compras como a responsável pela avaliação dos processos, para que todos os atos sejam tecnicamente avalizados. Depois de todo trâmite operacional e medidas cabíveis, o ato retorna para a análise e autorização do governador. 

Superintendência de Compras

A Reforma Administrativa, após ser publicada, permitirá a criação de uma Superintendência de Compras, ligada à Subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, que atuará como uma central de inteligência das compras governamentais, consolidando toda ordem de informações referentes às aquisições no Estado. Ela será, ainda, responsável por operar o sistema Compras Net, bem como estabelecer as novas normativas referentes ao tema.

O Secretário da Administração, Pedro Sales, explicou que o Sistema terá uma série de parametrizações e bloqueios que estão associados a pesquisas simultâneas de preços, possibilitando a comparação sistêmica de valores. Portanto, se uma licitação estiver fora do valor médio praticado no País, a Superintendência vai suspender a compra e verificar a justificativa e a real necessidade de se praticar um preço diferente. 

As especificidades serão estudadas, tendo em vista que algumas contratações apresentam peculiaridades justificáveis, porém, a análise será detalhada. Estima-se que a melhoria na gestão das compras do Estado promova uma economia significativa, permitindo que esses recursos sejam aplicados em políticas públicas que assegurem serviços de qualidade aos goianos.

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