Fórum do Consad reúne, em Goiânia, representantes das Secretarias da Administração de todo país para diálogo sobre boas práticas na gestão pública

Reuniões vão nortear elaboração de e-book sobre políticas públicas eficientes para os Estados. Representante de Goiás, secretário Bruno D’Abadia preside o colegiado.

O titular da Secretaria de Administração de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), Bruno D’Abadia, conduziu a abertura do 123° Fórum do colegiado, em Goiânia, nesta quinta-feira (15/09). “A essência de uma gestão pública eficiente está atrelada ao uso inteligente de dados e evidências. Essas ferramentas contribuem para a tomada de decisões, e é por isso que estamos aqui, para construirmos soluções coletivas que impulsionem o desenvolvimento dos nossos Estados.”

O evento reúne, até esta sexta-feira (16/09), membros de 19 unidades da federação, com abordagem de temas de interesse dos Estados, como gestão patrimonial, inovações em compras públicas e transformação digital. Os trabalhos realizados pelos grupos temáticos do Consad atuam na consolidação das diretrizes de gestão pública praticadas pelas equipes de Administração de todo o país.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, elogiou a iniciativa e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos participantes do fórum. "O papel de vocês, servidores de carreira, de secretarias de administração, é fundamental para fazer os Estados avançarem. É garantir que sejam viabilizadas políticas de longo prazo, que vão dar sustentabilidade, perenidade para servir a população da melhor maneira possível", afirmou.

O Fórum Consad é considerado um dos maiores eventos nacionais de gestão pública e os grupos de trabalho, que reúnem representantes de secretarias de gestão de todos os Estados e Distrito Federal, são divididos por temas como transformação digital, escolas de governo, gestão de pessoas e ciência de dados.

Primeiro dia

Neste primeiro dia, os participantes dos grupos de trabalho consolidaram um compilado de boas práticas na gestão pública, após levantamento e discussões realizadas ao longo dos últimos encontros da entidade. Houve ainda painéis para apresentação de conteúdos sobre temas como reforma administrativa, marco legal das startups e os desafios do saneamento.

O resultado das discussões realizadas pelos GTs será validado no segundo dia de evento. O trabalho será publicado em formato de e-book e o conteúdo será entregue, no final do ano, aos governadores, para nortear os novos mandatos.

Fotos: Ednan Ferreira / SGG

 

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