Estratégias de gestão de projetos e processos marca início de nova pós-graduação oferecida pelo Governo de Goiás
Evento reflete o compromisso da Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em promover discussões relevantes para a execução dos programas do Estado
Com o objetivo principal de disseminar a cultura de gestão de projetos e processos no setor público, a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Diretoria da Escola de Governo, promoveu, nesta quinta-feira (25/4), mais uma edição do projeto Semear Conhecimento – um bate-papo com especialista para discutir gestão de projetos e processos na esfera pública. O encontro ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
O evento celebrou o início da primeira turma da pós-graduação em Projetos e Processos, oferecida gratuitamente pelo Governo de Goiás a servidores da área e coordenada pela Escola. Com o tema “Conectando Estratégia e Execução: O Valor da Gestão de Projetos e Processos no Setor Público”, essa edição do Semear Conhecimento recebeu Margareth Carneiro, professora e consultora reconhecida nacional e internacionalmente em Gestão Estratégica.
O secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, enfatizou a importância dos projetos e processos estruturados para a eficiência da gestão. “O domínio das ferramentas de gestão é inevitável e que, embora seja possível realizar atividades sem uma metodologia definida, a chance de sucesso é maior quando há uma estruturação metodológica adequada”, pontuou.
Sérvulo citou ainda os benefícios da pós-graduação, mencionando a capacidade de modular o curso para atender às necessidades específicas do estado. “É extremamente relevante aproveitar os talentos disponíveis no corpo de servidores, por essa razão é tão importante investir no desenvolvimento dos colaboradores para fortalecer as equipes e impulsionar a eficiência da gestão pública”, enfatizou o titular da Sead.
Durante o evento, a palestrante Margareth Fabíola Carneiro destacou a importância do planejamento estratégico, enfatizando que ele pode efetivamente mudar um país, citando como exemplo Dubai, que migrou sua economia do petróleo para outras fontes como o turismo. “O planejamento não é apenas uma ideia vaga, mas sim um roteiro claro de onde se quer chegar e como chegar lá, exigindo disciplina para cumprir o que foi planejado”, enfatizou.
A diretora da Escola de Governo e mediadora do bate-papo, Roberta Costa, pontuou que o conhecimento está diretamente ligado à ação. “No setor público, muitas vezes a gestão por projetos é vista como algo místico, mas na verdade faz parte do nosso dia a dia.” Ela destacou ainda que a Sead avançou consideravelmente nesse aspecto e disse acreditar que “o comprometimento da turma terá impacto significativo para o estado”, refletiu.
Semear
O Semear é uma iniciativa da Escola de Governo para levar aos servidores do Executivo, além da grade de cursos e formações, discussões relevantes sobre temas atuais e importantes para a execução dos programas do Estado.
Secretaria da Administração – Governo de Goiás