Escola de Governo ministra curso de formação para novos analistas de Gestão Governamental da Sead
Secretário Sérvulo Nogueira abriu as atividades e destacou que o papel dos servidores é retribuir tributos pagos pela sociedade, garantindo cidadania e dignidade
"O serviço público e o servidor público só têm razão de existir quando ele retribui à sociedade os tributos que ela paga". Foi com essa afirmação que o secretário de Estado da Administração, Sérvulo Nogueira, recepcionou, nesta sexta-feira (10/3), os 95 novos analistas de gestão governamental aprovados no concurso do órgão e recém nomeados pelo Governo de Goiás. Os novos servidores compõem a primeira turma de 2023 do Curso de Formação de Servidores, conduzido e ministrado pela Diretoria da Escola de Governo da Secretaria da Administração (Sead).
O Curso de Formação é etapa obrigatória para os candidatos aprovados no concurso para provimento de vagas na Sead. Ele é composto por aulas presenciais, com carga horária de 48 horas, e aulas de ensino à distância (EaD), com carga horária de 64 horas. As aulas presenciais, iniciadas nesta sexta-feira (10/3), serão realizadas até o dia 17/3. Já as aulas on-line ocorrerão entre 10 de março e 10 de abril. Esta será a primeira turma que receberá, na grade curricular, a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade.
Na abertura do curso, Sérvulo Nogueira parabenizou os novos analistas pela aprovação e destacou o papel da gestão na promoção de políticas públicas que garantam cidadania e dignidade aos cidadãos. "A retribuição que a sociedade espera do Estado é que ele forneça políticas públicas que tragam essas pessoas para uma vida de cidadania e dignidade. Então, o que devemos refletir é sobre o nosso papel de atuar na redução das desigualdades", observou. Subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Alexandre Demartini também falou com os servidores e lembrou que o papel da Secretaria é fornecer as ferramentas para que o Estado, como um todo, consiga realizar as entregas necessárias à população.
Compõem a grade curricular as seguintes matérias: Políticas Estratégicas de Pessoal; Gestão Pública e Governança de Serviços; Compras Governamentais; Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho; Programas Governamentais e Políticas Públicas; Programa de Compliance Público; Orçamento e Finanças Públicas; Inovação em Governo – o básico para não boiar no assunto; Arquitetura Organizacional; Liderança, Soft Skills e Comunicação no Serviço Público; Dados e Resultados para o Cidadão; Redação Oficial; Ética no Serviço Público; Sei! Básico; Noções Básicas sobre o Estatuto do Servidor Público (Lei Estadual nº 20.756) e Direitos Humanos e Diversidade.
Secretaria de Administração – Governo de Goiás