Encontro discute inteligência artificial e a aplicação no Governo

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração e da Escola de Governo Henrique Santillo, realizou nesta quarta-feira, 15, o 2° Encontro Temático do Projeto Semear, com o tema Inteligência Artificial em Governo. O evento contou com especialistas no assunto e a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, que debateram o impacto da Inteligência Artificial nos serviços públicos.

O Encontro contou com a palestra do doutor em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Soares, que conceituou Inteligência Artificial e mostrou as principais pesquisas na área. Anderson é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolveu um software de reconhecimento facial, o Harpia, em parceria com o Instituo de Identificação do Estado de Goiás.

“A inteligência artificial ainda tem um custo alto, mas como qualquer produto, seu preço vai diminuindo com sua popularização. Por isso, necessitamos de maiores investimentos nesta área, para a expansão de tecnologias como o Harpia, que foi entregue ao Estado de Goiás, em 2017, sem custo nenhum e hoje pode ajudar a polícia a identificar criminosos”, explicou o professor Anderson.

A gestora de Tecnologia da Informação (TI), Kedma Duarte, proferiu uma palestra sobre soluções em Big Data para dados governamentais. Kedma, que é doutora em engenharia e gestão do conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mostrou experiências de gestão de dados em países europeus e os obstáculos que o Brasil ainda precisa avançar, especialmente quanto à legislação.

O evento teve a participação também de peritos da Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Estado de Goiás, que apresentaram o case do DNA da Voz, um programa criado para comparação de voz através da inteligência artificial. “O programa é mais uma ferramenta para auxiliar a polícia a coibir crimes, mas nossa dificuldade ainda é ter um banco de dados de vozes para evoluirmos”, contou o Perito Carlos Kleber Garcia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, encerrou o debate falando da necessidade de atualização tecnológica. Para o secretário, quem não se atualizar às novas tecnologias, corre o risco de ficar obsoleto. E o Governo de Goiás já está investindo em novas tecnologias.

“O Governo tem políticas consolidadas para levar o Estado a outro patamar em inovação e tecnologia. Nós estamos investindo em Big Data para diminuir o custo de tomada de decisões e permitir que novos serviços sejam ofertados aos cidadãos digitalmente. Também estamos estudando modelos de Parques Tecnológicos e vamos investir fortemente para que se transformem em um ecossistema”, contou o secretário Adriano da Rocha.

Comunicação Setorial – SEAD

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo