Em artigo, secretário Bruno D’Abadia destaca avanços da Sead durante o ano de 2020

Goiás teve conquistas desafiadoras durante um ano de adaptações, contratempos e novas descobertas. A gestão pública precisou se reinventar diante do cenário da pandemia. O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Administração (Sead) foi tema do artigo redigido pelo secretário Bruno D’Abadia e publicado no jornal Diário da Manhã nesta segunda-feira (04).

O Governo de Goiás assegurou os serviços essenciais à população. A Sead também não se omitiu do papel de atender ao cidadão e promover entregas para manter o desenvolvimento do Estado. O secretário destacou ações importantes como a modernização dos processos e atendimentos do Vapt Vupt; criação do Programa Simplifica Goiás; economia gerada aos cofres públicos; capacitação de mais de 6 mil servidores, dentre outras.

Confira o artigo na íntegra.

Conquistas desafiadoras 

Um ano incomum, de muitas adaptações, contratempos e, principalmente, de descobertas. O mundo aprendeu a viver de um novo jeito. A gestão pública se reinventou, reexaminou prioridades e não parou, afinal, nunca a população precisou tanto de apoio. O Governo de Goiás assegurou os serviços essenciais com primazia, aumentou a capacidade de atendimento em saúde, principal demanda em um cenário de pandemia, e colheu resultados positivos em áreas estratégicas. A Secretaria da Administração (Sead) não se furtou do papel de atender ao cidadão e seguir promovendo entregas notáveis para o desenvolvimento do Estado.

Adepta da modernização dos processos e da utilização da tecnologia a favor do cidadão, a Sead rapidamente adequou o atendimento do Vapt Vupt, por meio da universalização dos agendamentos dos serviços. A medida organizou as demandas, reduziu os períodos de espera do usuário, e é profícua no cumprimento dos protocolos sanitários, protegendo servidores e cidadãos. 

Neste sentido, a secretaria logrou outro avanço notável na temática relativa à prestação de atendimento ao instituir a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criar o Programa Simplifica Goiás. Desta forma, fundamentado na modernização e desburocratização dos processos, o Estado avultará os canais de acesso aos serviços estaduais, com a disponibilização de terminais de autoatendimento, aplicativos, sítios eletrônicos, entre outros. 

E os bons resultados conferidos em 2020 ocorrem, maiormente, devido à dedicação e cooperação dos servidores públicos de Goiás. A parceria tem se tornado referência em gestão pública no país. A atualização do Estatuto que rege o exercício do funcionalismo em Goiás, que entrou em vigor esse ano, é uma das evidências da competência do quadro técnico do Estado. Edificado por colaboradores efetivos, as regras foram modernizadas e adaptadas à Legislação Federal. Para além de oportunizar mais eficiência da máquina pública, o Estado poderá atingir uma economia de até R$ 1,6 bilhão aos cofres até 2025. 

E para manter um dos principais pilares da exemplar gestão pública: a qualidade dos serviços, a Sead rapidamente adequou os processos de capacitação dos servidores. Os cursos e oficinas oferecidos pela Escola de Governo foram disponibilizados no formato on-line. Mais de 6 mil colaboradores foram diplomados por meio da utilização das plataformas de Ensino a Distância (EaD). Um progresso vultuoso para a administração e, consequentemente, para os goianos, que acessam serviços mais eficientes.

Outra conquista erigida graças ao primoroso e dinâmico trabalho dos servidores efetivos revolucionará os procedimentos de regularização fundiária de ocupação de imóveis urbanos no Estado. Publicada no Diário Oficial, a nova lei auxiliará na resolução de mais de 15 mil processos até 2023, por meio da legalização de imóveis ocupados de maneira irregular. 

Com o novo entendimento, o Estado poderá regularizar o imóvel por venda direta ou doação, concedendo o acesso de mais de 70 mil famílias goianas a tão esperada escritura, uma marcante etapa para quem sonha com mais dignidade. 

O olhar em prol da cidadania e do bem-estar social são marcas da gestão do governador Ronaldo Caiado, e as adversidades pelo caminho não foram obstantes para frear a transformação iniciada desde que assumiu o Estado.  Em 2021 a administração permanecerá atenta às necessidades dos goianos. Tenhamos um novo ano de muito trabalho e conquistas.

Bruno D’Abadia é secretário de Estado da Administração.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo