Debate sobre conceito e aplicações práticas da ética pauta reunião do Programa de Compliance Público

Mais de 45 servidores do Estado participaram da atividade e discutiram possibilidades para  a aplicação da temática na gestão pública e na vida privada

A Secretaria de Estado da Administração de Goiás (Sead) promoveu, nesta terça-feira (20/07), o terceiro encontro sobre ética com servidores da pasta. A temática é um dos quatro eixos do Programa de Compliance Público (PCP), desenvolvido pelo Governo de Goiás. A reunião foi apresentada pelo titular da Ouvidoria Setorial da secretaria, Thiago Borges Santos e Silva, e contou com a presença de mais de 45 agentes públicos, que atuam em diferentes unidades do Vapt Vupt e da Sead.

A discussão sobre ética, desde seu conceito até possibilidades de aplicação prática, pautou a reunião realizada durante a manhã por meio da plataforma Zoom. Após abordar o significado do termo, Thiago Silva reproduziu reportagem que discutia a devolução de itens e valores perdidos no Japão e levantou a mesma discussão sobre o que seria um padrão de comportamento dos brasileiros em situações como as apresentadas no vídeo. 

Com a interação de muitos participantes, a percepção geral foi a de que o País ainda tem um longo caminho a percorrer no sentido da ética, para que sua prática esteja intrínseca à cultura da sociedade. A conscientização e o debate de ideias a respeito do assunto são formas de trilhar esse percurso. O Governo de Goiás, por meio do PCP, já atua neste sentido desde 2019. Desta forma, busca sempre garantir a transparência e a qualidade do serviço público realizado pelo Estado e ofertado aos cidadãos. 

Secretaria de Estado da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo