Órgãos do Governo de Goiás se reúnem para discutir ampliação de serviços no Portal Goiás Digital
Na última sexta-feira, 19 de junho, as secretarias de Estado da Administração (SEAD), Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e a Casa Civil promoveram uma reunião on-line entre gestores da administração pública estadual para orientações e alinhamento na execução do Decreto 9.668/20, que instituiu o portal Goiás Digital como canal central de atendimento ao cidadão. O titular da Sead, Bruno D´Abadia, participou da abertura do encontro.
O portal Goiás Digital foi inaugurado antecipadamente pelo Governo de Goiás em março de 2020 para assegurar alternativas na prestação de serviços ao público durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, a plataforma reúne mais de 50 serviços totalmente digitalizados e, além de otimizar o fluxo de atendimentos presenciais, simplifica o acesso dos cidadãos aos órgãos. Até maio, o portal já foi acessado por 154 mil pessoas.
Atualização das Cartas de Serviços
Durante a reunião, os gestores discutiram as ações para atualização imediata das Cartas de Serviços dos órgãos da administração. O objetivo do Governo de Goiás é tornar o documento mais claro para o cidadão, com revisão de linguagem e de etapas. A mobilização prevê também a inclusão da oferta de mais serviços digitalizados à população. A revisão do mapeamento, que resultou na Carta de Serviços, está sendo coordenada pela Sead, através da Subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública/ Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública, com a participação de todas as pastas governo.
A reunião virtual registrou a participação de 164 servidores, entre superintendentes e diretores de Gestão Integrada (SGI´s e DGI´s), gerentes de Planejamento Institucional e gerentes de Tecnologia da Informação de todas as pastas.
Goiás Digital
O portal Goiás Digital, mantido pela SEDI, disponibiliza informações e o passo a passo para a realização dos serviços públicos que ainda não são possíveis de serem realizados remotamente, tais como documentação necessária, onde, como solicitar, valor de taxas (quando necessário), entre outras.
O portal ainda permite o acesso ao portal do governo federal, graças a adesão do Governo de Goiás à Rede Gov.br, que disponibiliza serviços da União digitalmente. O sistema oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado.
Secretaria da Administração – Governo de Goiás