Programa de Certificação em Compras Governamentais trará mais economia e uso correto do dinheiro público

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, lançou ontem, 21, o Programa de Certificação em Compras Governamentais, na Escola de Governo. O secretário Bruno D’Abadia conduziu o lançamento do programa e destacou que o Estado é um grande comprador e que no ano passado, a administração movimentou pelo sistema mais de R$ 8 bilhões entre compras e aluguéis. “Boa parte dos recursos é destinado a compras e contratações. Percebemos que havia pouca qualificação, capacidade de comprar bem e de gerir contratos. O programa de Capacitação implantado pela SEAD visa capacitar os servidores de todos os órgãos para que possam comprar melhor, com mais qualidade e economia”, esclareceu.

Bruno D’Abadia salientou que dada a situação fiscal e financeira que o Estado vem passando, somos nós, servidores, que temos a capacidade e a obrigação de gastar melhor o dinheiro público. “Encontramos um Estado endividado e que comprava mal. Precisamos agora dar condições, capacitação, habilidades e conhecimento necessários aos servidores da área de compras para que estejam engajados nesse processo de melhor uso dos recursos públicos”.

Outro ponto levantado pelo secretário da SEAD no lançamento do Programa de Certificação em Compras Governamentais é a relação entre a administração e os fornecedores. “Nossos fornecedores devem ser nossos aliados, partícipes dessa mudança que o Estado está vivenciando. É nosso interesse fazer um ‘ranking’ de bons fornecedores e promover entre os competidores a busca por vender melhor e participar de forma eficiente e transparente dos processos de contratação, sempre dentro da legalidade”, explicou.

Certificação dos servidores

A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, lembrou que após o Programa de Compliance Público, a Certificação em Compras Governamentais é o segundo programa lançado pela unidade. Roberta pontuou que a iniciativa faz parte de um programa próprio de certificação da Escola, que leva em consideração as necessidades das áreas finalísticas gestoras de negócios e as especificidades de conhecimentos necessário para certificação e habilitação para determinadas funções desempenhadas, conforme descrito no art. 11 do Decreto nº 9.462 de 11 de julho de 2019 que instituiu o Programa M.O.V.E. Goiás.

Para a superintendente os servidores que trabalham na área meio sentem falta da valorização do seu trabalho, “mas entendemos que se não existir uma área meio estruturada e fortalecida, a área fim também não conseguirá entregar seus resultados. Para alcançar essa eficiência é necessária a capacitação. Precisamos de pessoas habilitadas e confiantes para desempenhar funções específicas e estratégicas na administração púbica”, disse.

Para Ândrei Oliveira de Paula, superintendente Central de Compras Governamentais e Logística, o programa é a concretização de um projeto muito maior que visa otimizar a área de compras no Estado. “Percebemos que essa área foi relegada a um segundo plano. A capacitação daqueles que trabalham com compras no Estado e a ocupação de espaços estratégicos foram implantadas de forma equivocada, o que gera muitos desperdícios e, em alguns casos, o uso indevido dos recursos públicos”, avaliou. De acordo com o superintendente o programa capacitação trará mais profissionalização, eficiência, mais economia e eficácia na aquisição dos produtos.

A execução do programa de Certificação em Compras Governamentais, formulado pela Escola de Governo, em parceria Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística – SCCGL, será iniciado com o curso Básico de Licitações, que ocorre de 26 de agosto até 6 de setembro, das 14h às 18h. Os servidores lotados nesta superintendência terão prioridade na inscrição.

A certificação de180h atestará o conhecimento em assuntos relacionados as aquisições, contratações e atividades congêneres na administração pública. As inscrições estão abertas no Portal do Aluno.

Comunicação Setorial – SEAD

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