Caiado lança Programa M.O.V.E. Goiás e ressalta a importância de políticas de valorização do servidor
Desenvolvido pela Sead, o Programa M.O.V.E Goiás é direcionado à valorização e qualificação dos servidores públicos estaduais, com foco na melhoria do serviço prestado ao cidadão.
Humanizar a gestão pública garantindo a melhoria dos serviços prestados aos goianos. Esse é o foco do Programa M.O.V.E. Goiás, que foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira, 22, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. No lançamento do programa, o secretário da Administração, Pedro Sales, fez o balanço dos seis meses de Governo e a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEAD, Gilsa Eva de Souza Costa, apresentou o M.O.V.E. a todos os presentes. A sigla, que significa ‘merecer, oportunizar, valorizar, envolver’, representa o compromisso do Governo de Goiás de valorizar os servidores públicos.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o M.O.V.E. Goiás promoverá instrumentos de valorização do servidor como funções comissionadas, programas de certificação e capacitação continuada, projetos de aprimoramento de lideranças com foco em alcance de resultados, premiação e reconhecimento por melhores práticas. “O M.O.V.E. tem várias frentes de capacitação, de valorização e de humanização, com o intuito de engajar o servidor, tornando-o parte da solução das dificuldades enfrentadas pela administração”, explicou Pedro Sales.
Para o secretário de Administração, a interface de relação entre o governo e o servidor deve propiciar o máximo de envolvimento de ambas as partes. Ao todo o Estado conta com 96 mil servidores ativos. “Temos que confiar na qualidade técnica dos nossos gestores e acreditar que as medidas que estamos tomando não comprometerão o desempenho do Estado nas suas funções”, detalhou.
A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gilsa Eva de Souza Costa, destacou que o M.O.V.E Goiás é um programa de gestão de pessoas baseado em processos mais humanizados, assim como na elaboração de indicadores. “Precisamos ter o melhor time, pessoas preparadas, as melhores mentes e capacidades. Encaramos o servidor público de forma respeitosa”, observou.
“É um programa inédito de valorização integral do servidor e tem como essência trazer para o Estado de Goiás um novo patamar em gestão pública. Acreditamos que nada acontece sem as pessoas”, afirma a subsecretária Gilsa. Para ela, o M.O.V.E. traz a premissa de preparar o servidor público em todas as suas vertentes, a fim de torná-lo protagonista de mudança dos processos dentro administração atual, na entrega de serviços de qualidades para a sociedade.
No lançamento, Caiado falou do objetivo de despertar o sentimento de engajamento entre servidores públicos, alcançando todos os goianos com a melhoria dos serviços prestados. “O Estado tem que ser republicano e, ao mesmo tempo, ser extensivo a todos os 7 milhões de goianos. Isso é o que diferencia hoje o nosso estilo de governo e vai promover economia”, defendeu.
"O M.O.V.E. Goiás propõe dar a vocês [servidores] as condições necessárias de qualificação, metodologia, técnicas mais avançadas naquilo que é o ponto fundamental, que é humanizar a estrutura do Estado. Vamos qualificar e mensurar resultados em cada um dos setores do serviço público”, salientou o governador.
O programa será coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e suas unidades, quais sejam, Superintendência Central de Políticas Estratégicas de Pessoal, Superintendência Central de Gestão e Controle de Pessoal e Superintendência da Escola de Governo.
Balanço da Administração
Além do novo programa direcionado aos servidores, a Sead apresentou o balanço dos seis primeiros meses de gestão. Pedro Sales apontou as soluções já implementadas pelo Governo de Goiás para sanar os pontos de maior comprometimento herdados pela gestão anterior, principalmente no que se refere a contratos onerosos e ineficientes, falta de pagamentos e de monitoramento dos gastos, e ações desalinhadas e descontinuadas.
A SEAD empenhou esforços para profissionalizar a gestão e qualificar o uso dos recursos. A entrega da Reforma Administrativa evidenciou os ganhos com clareza, transparência e controle. A Reforma diminuiu as despesas e reduziu em 20% o custo operacional da máquina pública. A economia é de R$ 422 milhões para os próximos quatro anos.
Outras medidas asseguraram os princípios de austeridade e zelo com os recursos públicos, como a redução dos gastos com diárias no Governo, que propiciou uma economia superior a R$ 8 milhões, se comparado com o mesmo período do ano passado. As análises das aquisições, contratações e aditivos contratuais submetidos ao autorizo governamental também garantiu a contenção de R$ 39 milhões.
Nesses seis meses, a Sead capacitou mais de 4.234 servidores, implantou programas de capacitação alinhados aos eixos estratégicos do Governo, como a primeira certificação em Compliance Público.
Participaram do lançamento e balanço os secretários de Estado Wilder Morais (Indústria, Comércio e Serviço), Marcos Cabral (Desenvolvimento Social), Rodney Miranda (Segurança Pública), Ismael Alexandrino (Saúde), Rafael Rahif (Esporte e Lazer), Pedro Sales (Administração), Valéria Torres (Comunicação), Edival Lourenço (Cultura) e tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o chefe de gabinete de Gestão da Governadoria, Lyvio Luciano; o chefe de Gabinete da SEAD, Bruno D’Abadia; a subscretária de Administração e Desburocratização da Gestão Pública da SEAD, Lara Garcia Borges Ferreira; os presidentes José Essado (Agrodefesa), Paulo César Reis (Metrobus), Rivael Aguiar (Goiás Fomento), Pedro Leonardo Rezende (Emater), coronel João Batista de Freitas (Ceasa), Elizeth Araújo (ABC interina); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus; o chefe de Gabinete Flávio Inácio, representando o vice-governador Lincoln Tejota; além outras autoridades.
Fonte: Comunicação Setorial – SEAD
(Com informações da Secom)