Ajuste fiscal foi tema em roda de conversa na Escola de Governo
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, promoveu nesta terça-feira, 25, mais uma edição do Projeto Semear da Escola de Governo Henrique Santillo. O tema da roda de conversa foi “Do ponto de vista macroeconômico, qual a importância de um ajuste fiscal?”. Bruno Magalhães D’Abadia, chefe de Gabinete da SEAD e mestre em Economia pela UnB, foi o entrevistado da mesa.
A roda contou com os debatedores Everton Sotto Tibiriçá Rosa, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFG; Flávio Henrique de Sarmento Seixas, membro do Conselho de Economia do Estado de Goiás – CORECON/GO e Marcelo Rodrigues Trevenzoli, superintendente de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde, e toda a dinâmica do bate-papo foi mediada pela jornalista Carla Lacerda, da Agência Brasil Central.
Diferentes visões sobre o ajuste fiscal foram levantados como a crise econômica brasileira, a desestabilização das finanças, o aumento da arrecadação, o corte de gastos, a redução nos investimentos, a previdência social e o funcionalismo público. “Goiás há anos vem enfrentando sucessivos déficits e consequente aumento do seu endividamento. É retirado da sociedade o dinheiro que seria destinado a investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, para financiar os custos da máquina pública, pagamento de salários e aposentadorias, entre outros gastos”, alertou Bruno D’Abadia.
Novas edições do Semear
O Projeto Semear da Escola de Governo vem abordando temas relevantes à administração pública com o objetivo de desenvolver habilidades e cultivar conhecimento, por meio de seminários, encontros temáticos, mediações, exposições, alinhamentos e rodas de conversas. “Com o Semear podemos trazer temas inovadores e interessantes para serem debatidos pelos próximos anos”, anunciou a superintendente da Escola de Governo, Roberta Rodrigues Costa. “Nós estamos vivendo na era do conhecimento, um ativo valioso. Quanto mais você compartilha, mais você pratica e mais ele se expande”.
Comunicação Setorial – SEAD