Sead inicia programa Trilha Terapêutica na PGE

Procuradoria-Geral do Estado é primeiro órgão a receber programa, coordenado pela Diretoria-Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, da Sead, com foco na saúde mental

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) deu início, nesta sexta-feira (27/9), ao programa Trilha Terapêutica na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A iniciativa é voltada para a promoção do bem-estar físico e mental nas unidades do Governo de Goiás e prevê a realização de 10 encontros temáticos, coordenados pela Diretoria-Executiva de Saúde e Segurança do Servidor (DESSS). O projeto piloto, de iniciativa da PGE, reuniu cerca de 50 servidores no evento de abertura, no auditório da Procuradoria, com palestra do psiquiatra Jairo Belém Soares Ribeiro Junior.

Ao participar do lançamento do programa pela PGE, o secretário da Administração, Alan Tavares, destacou que o tema é sensível para o governo e tem recebido muita atenção. “Um ambiente de trabalho equilibrado faz com que o servidor seja mais produtivo. Para que o serviço público seja ofertado com qualidade para o cidadão, é preciso que o servidor esteja bem fisicamente e emocionalmente, então é um tema que requer grande atenção realmente”, afirmou. Alan, que é também procurador, disse que a PGE é órgão estratégico para receber o projeto piloto. “O servidor da PGE trabalha em um ambiente com grande pressão. Trabalha com prazos e demandas que não estão sob seu controle, então exige uma saúde mental e emocional equilibradas”, comentou.

O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, destacou a importância de manter o tema da saúde mental e o bem-estar dos servidores como uma prioridade. “Precisamos manter esse diálogo vivo, especialmente no ambiente de trabalho, que ocupa grande parte do nosso dia e impacta diretamente nossa qualidade de vida, produtividade e, acima de tudo, nosso bem-estar”, pontuou.

“O projeto foi pensado para oferecer intervenção continuada, para tratar vários temas sensíveis, desde a saúde física, começando por uma percepção corporal e partindo para uma percepção relacional, para depois uma percepção mais em saúde mental mesmo”, explicou a psicóloga da DESSS Marília Maciel. O próximo encontro da trilha já está agendado para sexta-feira (4/10), no auditório da PGE. Será uma roda de conversa sobre diferenças geracionais, com a psicóloga e equipe da DESSS.

Estiveram presentes na abertura o diretor-Executivo da DESSS, Fábio Chacur Pascholati, o coordenador Psicossocial Marco Aurélio Mendonça e o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Claudiney Rocha.

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo