Congresso de Gestão Governamental destaca inovação e aperfeiçoamento dos serviços públicos
Sérvulo Nogueira, secretário da Administração, classificou o encontro como importante ferramenta para que estado siga avançando, com servidores ainda mais qualificados e instituições fortes
Goiânia sediou por dois dias o II Congresso Nacional de Gestão Governamental, que teve abertura na terça-feira (7/11). O evento contou com a presença do secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, e outras autoridades estaduais. Durante o encontro, foram realizadas palestras e mesas temáticas abordando temas prioritários para a administração pública, como transformação, inovação e governança de políticas públicas.
A palestra inicial, conduzida pelo presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu de Barros, destacou a cultura da inovação e a tecnologia como aliadas do setor público na desburocratização de processos e na qualidade dos serviços ofertados à população.
"O encontro é uma oportunidade para que os gestores aprimorem conhecimento de forma a impactar diretamente no fortalecimento das instituições e na qualidade dos serviços disponibilizados aos cidadãos", enfatizou o secretário Sérvulo Nogueira durante a solenidade de abertura. Ele ressaltou ainda que a iniciativa e parceria firmada com o SindGestor têm um propósito claro e transparente. "Vocês exercem um papel fundamental que une as etapas de formulação e de execução das políticas públicas”, acrescentou o titular da Secretaria da Administração (Sead).
Presidente do Sindgestor, Hugo Leonardo Godinho, enfatizou que o Congresso foi impulsionador de importantes debates sobre o futuro da gestão pública. "Nunca a demanda da sociedade por serviços públicos foi tão dinâmica e cabe aos governos a difícil tarefa de acompanhar esse dinamismo e o gestor governamental, por sua qualificação e capilaridade no Estado, é o profissional adequado para protagonizar essas mudanças”, pontuou.
Inovação planejada
A primeira mesa temática do segundo dia do II Congresso Brasileiro de Gestão Governamental reuniu especialistas que discutiram sobre a importância de pensar a inovação de forma estratégica. Participaram do debate, o secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz; o especialista em Tecnologia, Negócios, Gestão e Inovação, Lutiano Silva e o CEO da RW3, empresa nacional de tecnologia, Roberto Florentino Júnior. O titular da Sead, Sérvulo Nogueira foi o mediador da discussão.
Os debates apontaram para uma inovação mais inclusiva, envolvendo todos os atores. Quanto ao papel fundamental do gestor público nas temáticas que envolvem a inovação como ponto central é, de acordo com os debatedores, encontrar soluções inteligentes para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços. Os debatedores enfatizaram a necessidade de pensar em iniciativas que realmente tragam benefícios e impacto positivo para a sociedade.
A segunda mesa teve como foco a "Gestão estratégica de pessoas" também contou com a presença do secretário Sérvulo Nogueira, desta vez, como comentarista. Em seguida, foi realizada a mesa sobre "Governança das políticas públicas", com o tema "Eficácia do planejamento da gestão das políticas públicas em Goiás". Os debatedores foram Elise Gonçalves, secretária adjunta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); a subsecretária de planejamento de Goiás e o professor titular da Fundação Dom Cabral, Humberto Martins.
A programação do Congresso abordou ainda temas como Gestão Estratégica de Pessoas, Políticas Públicas Sociais e Sistema Tributário Nacional. Estiveram presentes nas mesas de discussão o presidente do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), Fabrício Barbosa; o coordenador de projetos da Agência da ONU para Migrações (OIM), João Vilela; os professores da Fundação Dom Cabral, Humberto Falcão Martins e Renata Vilhena; a professora do Insper Laura Muller; além de representantes do Poder Executivo de diversos estados.
Fotos: Divulgação/SindGestor
Secretaria da Administração – Governo de Goiás