Governo de Goiás apresenta Rede para aperfeiçoar gestão patrimonial e lança Inventário 2023

Estado é o único do país a realizar o inventário completo de todos os bens móveis e imóveis. Rede permitirá interação entre órgãos e melhor gestão patrimonial

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração (Sead), lançou, nesta terça-feira (05/9), a Rede de Patrimônio (Redepat) e o inventário de Bens Patrimoniais 2023. A solenidade ocorreu no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico, e contou com a presença de servidores que atuam nas unidades de gestão patrimonial de todos os órgãos do Executivo. A abertura foi conduzida pelo secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, que pontuou que a Rede imprime mais uma marca de responsabilidade do governador Ronaldo Caiado com o patrimônio e com a implementação de políticas inovadoras. 

“Um estado que zela pelo seu patrimônio, está desperdiçando dinheiro e alocando mal os recursos. Goiás é exemplo nacional de eficiência na gestão patrimonial. Esse processo vai além da identificação do imóvel, significa responsabilidade e mais capacidade de investimentos, assegurando políticas públicas essenciais para população”, relatou Sérvulo Nogueira.

Subsecretário de Logística e patrimônio, Rogério Carneiro enfatizou que o intuito da Redepat é aprimorar a efetividade da gestão do patrimônio mobiliário e imobiliário. Ele reforçou ainda o protagonismo de Goiás no país na condução da gestão patrimonial. “O estado é o único da Federação que conhecesse 100% dos bens imóveis e, mais, promovemos a reavaliação de todos eles”, grifou. 

Redepat

A Redepat é composta por todas as unidades da área de gestão de patrimônio dos órgãos e das entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Estado de Goiás. Por meio da rede, os atores envolvidos nesse processo vão receber orientações, diretrizes, capacitações e todo ferramental necessário para otimizar a comunicação entre órgãos, bem como a formação de políticas públicas relacionadas aos procedimentos de gestão patrimonial.

Inventário

A iniciativa é desenvolvida pelo quinto ano consecutivo visando a realização de levantamento e aperfeiçoamento do controle patrimonial por todos os órgãos e entidades estaduais. O Programa Inventário envolve a contagem de todos os bens móveis e imóveis do Estado. Essas informações são levantadas pela Rede de Patrimônio e consolidadas pela Subsecretaria de Logística e Patrimônio da SEAD que envia para o sistema de contabilidade do estado.

As ações desenvolvidas a partir do Inventário contribuíram para que a aprovação das contas do Governo de Goiás fosse feita sem ressalvas pelo TCE nos últimos quatro anos. Mais do que isso, após 21 anos, o Tribunal, no último biênio, não apresentou determinações ou recomendações relacionadas à gestão patrimonial dos bens públicos. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

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