Governo de Goiás adota linguagem simples para aproximar Estado e cidadão

Promovido pela Secretaria da Administração (Sead), palestra reuniu servidores públicos do Estado e prefeituras para falar sobre garantia do acesso da população aos serviços estaduais por meio do Expresso

Facilitar o entendimento dos serviços públicos e aproximar o cidadão do Estado são os objetivos das discussões realizadas durante o evento 'Expresso – Simplificando a relação do Estado de Goiás com o cidadão', na manhã desta quinta-feira (17/11). Online, o encontro reuniu cerca de 380 servidores do Executivo estadual e de prefeituras municipais que adotam e ofertam serviços do Expresso. A aplicação da linguagem simples à carta de serviços do programa Expresso foi o tema central do evento, que teve palestra do coordenador de projetos nacionais e internacionais de inclusão social, produtividade e cidadania, Giovani Scarascia.

Giovani destacou a importância da simplificação da relação cidadão-estado para garantir que toda a sociedade tenha acesso aos serviços governamentais. "A adoção de linguagem simples é o caminho para garantir direitos fundamentais do cidadão", sentenciou. O palestrante apresentou dados sobre o perfil de pessoas com acesso à internet – como idade, classe social, nível de alfabetização e região, para mostrar que embora a ferramenta esteja universalizada, ainda não chega a uma parcela da população que precisa dos serviços do estado. "Quem constrói esse país são pessoas simples. Precisamos alcançá-las, estar disponível para elas", disse. "Seja simples, breve e humano. Não existe inovação sem inclusão", finalizou, enfatizando a importância da empatia na relação do Estado com o cidadão.

Ao fazer a abertura do evento, o secretário da Administração, Alexandre Demartini, também pontuou que é crucial tornar a oferta de serviços públicos acessível a todos. "É preciso fazer um esforço de empatia com o cidadão. A linguagem simples entra nesse contexto. O cidadão só quer o serviço prestado, sem dificuldade de entendimento. E é nossa responsabilidade fazer essa tradução", disse.

Subsecretária de Gestão Pública da Sead, Lara Garcia lembrou o esforço da gestão, desde 2019, para universalizar a prestação de serviços aos usuários, com a consolidação da política de atendimento ao cidadão. "Nosso foco é o usuário do serviço público. E a linguagem simples serve para nos aproximar dos cidadãos. Ele precisa ter acesso às informações sem ter de se desdobrar para entender o que estamos falando", destacou.

Além da palestra, durante o evento foram entregues aos participantes diversos materiais, produzidos pelo TransformaLAB, para orientar a implementação da linguagem simples nos canais e serviços ofertados pelo programa Expresso. Também compuseram o evento a superintendente Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Bareicha; a superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa; e o subsecretário de Tecnologia da Informação (TI) da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes.

Secretaria da Administração (Sead) – Governo de Goiás

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