Sead realiza evento sobre saúde mental

Programação contou com ciclo de palestras sobre o tema e entrega de certificado de reconhecimento aos colaboradores que atuam no PAS

 

A Secretaria da Administração (Sead) realizou, nesta semana, o evento 'Setembro Amarelo – Promoção e Prevenção da Saúde Mental', promovido pela Diretoria-Executiva de Saúde e Segurança do Servidor (DESSS) , por meio da Gerência Central de Saúde e Segurança do Servidor (GECSSS).  A programação faz parte das ações em celebração do Setembro Amarelo – mês dedicado à conscientização e combate ao suicídio.

Com ciclo de palestras sobre o tema, o evento foi realizado no Auditório Jaime Câmara,  no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião, foram realizadas três abordagens dentro da temática saúde mental. A primeira foi conduzida pelo médico psiquiatra Jairo Belém Soares Ribeiro Júnior, que falou sobre como identificar as doenças mentais e entender aqueles que podem demandar intervenção profissional. O médico também alertou sobre a mudança de comportamento do indivíduo, que deve ser um dos principais pontos observados. "Temos que ficar atentos aos sinais, analisar quando os assuntos passarem a ser pessimistas, mórbidos, tristes. É necessário ficar em alerta", salientou. 

Em seguida, o psicólogo clínico Edilson de Oliveira Lucena propôs uma reflexão sobre 'Saúde Mental no contexto da pandemia'. O psicólogo apresentou dados significativos sobre o aumento da depressão e ansiedade durante o período pandêmico, falou sobre os prejuízos que esses transtornos causam para a sociedade e ressaltou a importância dos cuidados para amenizar os impactos.

A última palestra foi conduzida pelo professor Jorge Antônio Monteiro de Lima, psicólogo clínico e pesquisador em saúde mental. Jorge trouxe, entre outros assuntos, a reflexão sobre a importância de debater sobre saúde mental e suicídio, buscar soluções para as pessoas que enfrentam problemas mentais e como ofertar ajuda, por meio de acolhimento.  "Precisamos cuidar da nossa saúde mental e acolher, apoiar as pessoas que estão ao nosso redor. As pessoas se esqueceram como é viver e precisamos reaprender isso e o quanto viver com qualidade de vida é bom", ressaltou o pesquisador.

Durante o encontro, os colaboradores que atuam no Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) foram agraciados com certificado de reconhecimento à atuação, participação e contribuição ao programa. O coordenador psicossocial da Gerência Central de Segurança e Saúde do Servidor, psicólogo Marco Aurélio Mendonça, aproveitou a oportunidade para apresentar o PAS aos colaboradores que ainda não conheciam o programa. 

"O PAS oferece atendimento psicológico on-line, direcionado a todos os servidores do poder Executivo do Estado de Goiás. Buscamos oferecer o acolhimento e proporcionar apoio psicológico e orientações aos servidores que necessitam de alguma ajuda", explicou o coordenador.  

Sobre o PAS

O objetivo do Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) é promover um momento de escuta empática e apoio emocional, oferecendo orientações e favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de momentos de dificuldades, relacionados a qualquer necessidade emocional do servidor.

O acolhimento, de curta duração, é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O atendimento tem caráter breve e focal, com cerca de cinco sessões. 

O serviço é coordenado pela DSSS da Sead, e o acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância que a vida tem e ajudar na prevenção e redução dos números de suicídio. 

O evento alusivo ao Setembro Amarelo, promovido pela Sead, foi destinado a todos os servidores estaduais lotados na pasta. A Sead apoia a campanha e reforça a importância do diálogo para ajudar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis, seja em razão de sofrimento emocional, depressão, falta de suporte familiar, isolamento social, carga estressante de trabalho, problemas financeiros, entre outros. 

Secretaria da Administração – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo