Cadastro 100% digital: Governo de Goiás facilita acesso dos usuários externos ao SEI

Além de desburocratizar o processo, a modalidade zera o gasto do interessado com trâmites em cartório e envio de documentação

Os interessados em efetuar cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Goiás já podem realizar o procedimento de maneira totalmente on-line, utilizando auto autenticação dos documentos por meio de imagens. A novidade permite ainda que os servidores deem fé pública aos documentos apresentados, afastando a necessidade de procedimentos cartoriais. 

Publicada na última quarta-feira (07/04), a portaria 483/2021, da Secretaria da Administração (Sead), tem como embasamento a Lei Federal nº 14.063, de 2020. É mais uma ferramenta de inovação implementada pelo Governo de Goiás, que desburocratiza e reduz custos para os usuários.

Com a novidade, para obter a liberação de acesso, o usuário não precisa mais comparecer à sede da Secretaria, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ou a um cartório para reconhecimento de firma de documentos e autenticação de fotocópia. A facilidade, um esforço protagonizado pela Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística, vem acompanhada de economia para o cidadão, que não terá mais custo cartorial e nem de envio de documentação via correios. 

O secretário Bruno D’Abadia explica que a modalidade dialoga com o processo de modernização da gestão liderado pelo governador Ronaldo Caiado. “A tecnologia fez com que sociedade incorporasse novos hábitos, e é dever do Poder Público englobar esses formatos nos processos administrativos. A inovação traz otimização de tempo, de custo, promove celeridade dos trâmites e significa mais um passo de qualidade na prestação de serviço ao cidadão”, pontua. 

Informações e todo o passo a passo para utilizar a nova modalidade podem ser acessados no portal do SEI! Goiás: https://sei.go.gov.br/, clicando na opção: Cadastre-se (Usuário externo).

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