Infraestrutura implanta Escritório de Projetos para acelerar entrega de obras

Integrante do Programa PMO Goiás, Secretaria irá oferecer suporte, ferramentas, tecnologias e metodologias que aprimorem governança e gestão de projetos na pasta e suas jurisdicionadas

“Estamos aqui por uma determinação do governador Ronaldo Caiado de profissionalizar a gestão e acelerar as entregas à população. É fundamental que todos nós estejamos imbuídos do mesmo espírito, o de encampar esse trabalho para que tenha o efeito desejado”, convocou o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, durante reunião realizada nesta segunda-feira (12/06) e que deu início à estruturação do Escritório de Projetos Setorial da Seinfra, como parte integrante do Programa PMO Goiás.

O encontro reuniu gestores da Seinfra e representantes das quatro jurisdicionadas – Goinfra, Agehab, Saneago e Codego. O superintendente dos Escritórios de Projetos da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Marsal Almeida Melo, falou sobre a importância da implantação do PMO na Infraestrutura. “O Escritório de Projetos dará vida ao planejamento estratégico já feito pela Seinfra. Teremos um portfólio e, a partir dele, o PMO entra para tocar os projetos da pasta e das jurisdicionadas”, afirmou. Seinfra é uma das 11 pastas do governo a contar com a estrutura. “E vamos trabalhar para ser referência”, ressaltou Sales.

Entre as responsabilidades, que vão trazer mais eficiência à execução e monitoramento das obras, está a padronização das informações. “A nossa fonte de comunicação com a coleta de dados das jurisdicionadas tem que se dar sempre em uma linguagem só, em uma fonte só. Temos de criar uma raiz de informação única para demandar o mínimo possível da área finalística. Quanto mais demanda da área finalística, mais tempo é consumido do resultado, que é o produto que importa”, solicitou o secretário.

Chefe do Escritório de Projetos da Seinfra, Rômulo César Marques, relatou como se dará esse suporte. “Vamos ajudar as jurisdicionadas não só na quantidade de informações, mas especialmente na qualidade delas também, com essa estratégia, com tecnologia e com a metodologia acertada”, destacou. “A estrutura existe para chegarmos ao patamar de conhecer e acompanhar todos os projetos estratégicos e prioritários, e não deixar que eles se tornem emergenciais.”

Durante a reunião, foram designados os integrantes do Comitê de Governança do PMO, que ficará responsável pela definição de papéis; elaboração de processos, políticas e diretrizes; gerenciamento de portfólio; promoção da transparência das informações do PMO; e estruturação de tomadas de decisões estratégicas.

Além da alta gestão da Seinfra, participam do Comitê representantes do Programa de Compliance Público, da Gerência de Controle de Execução e Avaliação de Resultados, da Superintendência da Gestão da Informação e da Procuradoria Setorial.

Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo