PMGO realiza Formatura e Colação de Grau do Curso de Formação de Praças

Curso teve duração de 1.693 horas aula para 28 praças combatentes

Nesta sexta-feira (8/11), o auditório do Comando da Academia da Polícia Militar de Goiás foi o palco da emocionante solenidade de Formatura e Colação de Grau do Curso de Formação de Praças – CFP/2024 – Turma Coronel Marcelo Granja.

O Curso de Formação de Praças da PMGO, ministrado nas dependências do Comando da Academia da Polícia Militar, teve a duração de 1.693 horas aula para 28 praças combatentes. Hoje, cada um deles, com empenho e disciplina, conquistou o título de Soldado da Polícia Militar do Estado de Goiás.

O evento foi prestigiado pelo secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Brum dos Santos, pelo subsecretário de Segurança Pública, delegado Gustavo Carlos Ferreira, pelo comandante-Geral da PMGO, Coronel Marcelo Granja, pelo subcomandante-Geral, Coronel Ênio José Carlos Hans, pelo chefe do Estado-Maior Estratégico, Coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior, pelo comandante de Operações de Cerrado, Coronel Leonardo Rezende Reis, pelo comandante da Academia de Polícia Militar, Coronel Raimundo Coelho Pinto Júnior, pelo comandante do Policiamento da Capital, Coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, e por diversas outras autoridades civis e militares.

Histórico

Até o início dos anos 2000 era exigido como grau de escolaridade para se tornar Oficial ou Praça da Polícia Militar de Goiás o Ensino Médio. Com relação ao oficialato, a partir do ano de 2004, passou-se a exigir o bacharelado em direito para o ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar. Com relação às Praças, entre os anos de 2003 a 2007, o requisito ainda era o ensino médio. No entanto, os formandos concluíam o CFP já com o curso superior de Gestão em Segurança Pública, sendo que, a partir de 2008, passou-se a exigir a conclusão do curso superior para o ingresso na carreira.

Por meio da Resolução nº 50, de 2017, do Conselho Estadual de Educação de Goiás, em um feito histórico para a PMGO, o Comando da Academia da PMGO foi credenciado como “Escola de Governo”, ficando apta, a partir de então, a oferecer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Testemunhamos a colação de grau dos novos formandos do CFP, que finalizam o Curso de Formação de Praças, com a escolaridade do curso superior já exigido quando do ingresso, e concluem também a Pós-Graduação Lato Sensu em “Polícia e Segurança Pública”.

O credenciamento do CAPM como “Escola de Governo” coloca a PMGO na vanguarda nacional, tanto na exigência de requisitos para ingressar na Corporação quanto no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de segurança pública. Isso resulta, a cada dia, em maior excelência das ações policiais voltadas à segurança da comunidade e no combate implacável à criminalidade.

Fotos: PM5 

Polícia Militar de Goiás – Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo