PCGO deflagra Operação Engrenagem contra esquema de desmanche e receptação de caminhonetes furtadas
As ações ocorreram em Goiânia e Goianira

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagrou, nesta quinta-feira (26/02), a Operação Engrenagem, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso voltado à receptação e ao desmanche de caminhonetes furtadas. As ações ocorreram em Goiânia e Goianira.
Dois lojistas são investigados por envolvimento na receptação de caminhonetes modelo I/Toyota Hilux, subtraídas na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os investigados mantinham estabelecimento comercial na Vila Adélia, em Goiânia, com fachada usada para a comercialização de peças e veículos do segmento de picapes. Segundo apurado, as caminhonetes furtadas eram adquiridas para posterior desmanche e venda fracionada das peças.
Para operacionalizar o esquema, os lojistas teriam se associado a outros indivíduos responsáveis por se deslocar até a capital mineira para buscar os veículos, conduzindo-os até Goiás. Já em território goiano, os automóveis eram encaminhados a galpões destinados ao desmanche, onde tinham os sinais identificadores suprimidos antes da comercialização das peças.
Um dos investigados já havia sido identificado como receptador de caminhonetes em pelo menos quatro outros inquéritos policiais instaurados na DERFRVA desde 2024.
Com a finalidade de dificultar a ação policial, a dupla chegou a locar um imóvel em Goianira para servir como local de desmanche. O galpão já havia sido alvo de flagrante, em 24 de janeiro, em ação integrada entre a PCGO, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) e a Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF), ocasião em que dois homens foram presos enquanto fracionavam um veículo recém-chegado, também produto de furto. Ambos permanecem presos preventivamente.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela DERFRVA, com apoio da CORE/DOA, em endereços residenciais e na loja situada na Avenida Consolação, na região da Canaã, em Goiânia. A operação contou ainda com peritos do Laboratório de Identificação Veicular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Fotos: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás











