Operação Sanctus Ager 4ª fase: PCGO prende líder de associação criminosa de roubo em fazenda
O suspeito foi preso em Catalão, em uma abordagem na estrada, depois de dias de monitoramento pelos policiais civis
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou, na sexta-feira (14), a quarta fase da Operação Sanctus Ager, com intuito de cumprir mandado de prisão do líder da associação criminosa de roubo em fazendas. A Operação Sanctus Ager começou em 2023, ocasião em que a PCGO prendeu cinco integrantes de uma associação criminosa e cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Roraima, por terem assaltado uma fazenda, em Orizona.
Na ocasião, mediante grave ameaça com o emprego de arma de fogo, subtraíram defensivos agrícolas existentes no galpão da propriedade rural, causando um prejuízo aproximado de R$ 400 mil à vítima. Os assaltantes renderam o caseiro, sua esposa e sua filha de oito anos, os amarraram nas mãos e nos pés e as vítimas só foram libertadas na manhã seguinte, pelos funcionários que ouviram seus gritos. Os três ficaram imobilizados por mais de 12 horas.
A investigação demonstrou que o grupo criminoso continua cometendo crimes, principalmente no ramo de falsificação de defensivos agrícolas. Na quarta fase, a DERCR prendeu Walter Florentino, líder da associação criminosa que estava foragido. O suspeito foi preso em Catalão, em uma abordagem na estrada depois de dias de monitoramento pelos policiais civis.
A divulgação da imagem e dos nomes dos investigados foi procedida nos termos da Lei de nº 13869/2019, Portaria normativa 02/2020/DGPC e portaria nº 547/2021/DGPC, tendo em vista o interesso público em localizar mais vítimas da associação criminosa.
Foto: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás