Integração: PCGO e PCRS desmantelam associação criminosa por aplicarem golpe do “novo número”

 Nove pessoas, residentes da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, foram vítimas do golpe, causando um prejuízo superior a R$ 100 mil

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, desmantelou uma associação criminosa especializada em fraude eletrônica, nesta quinta-feira (15/08). A operação, denominada “Daemon”, resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Segundo a PCGO, a investigação focou no golpe do “Novo Número” ou “Falso Familiar”, em que criminosos criam uma conta em aplicativo de mensagens usando um novo número, replicando nome, foto de perfil e até status da vítima. Eles entram em contato com familiares, alegando ter trocado de número e solicitam dinheiro emprestado.

Os suspeitos, residentes em Goiás, fizeram pelo menos nove vítimas na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, causando um prejuízo superior a R$ 100 mil.

Se condenados, os envolvidos podem enfrentar até 11 anos de reclusão pelos crimes de fraude eletrônica (Art. 171, § 2º-A, CP) e associação criminosa (Art. 288, CP). Eles já possuíam registros criminais por roubo, tráfico de drogas e estelionato.

Foto: Divulgação/PCGO

Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo