CBMGO inicia entrega de assistência a municípios goianos durante a Operação Goiás Alerta e Solidário

Nesta etapa inicial, serão atendidos 35 municípios, incluindo Flores de Goiás, Formosa, Cavalcante e Niquelândia, regiões com previsão de acumulados de chuva entre 500 e 1.000 milímetros. Durante toda a operação, serão 62 municípios beneficiados

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), na última sexta-feira (15/11),  enviou 23 viaturas carregadas com benefícios assistenciais a diversos municípios goianos. A ação faz parte da Operação Goiás Alerta e Solidário 2024/25, uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás, em parceria com diversos órgãos e secretarias, com o objetivo de proteger milhares de pessoas, especialmente as mais vulneráveis aos impactos de desastres durante o período de chuvas.

O período chuvoso no Estado de Goiás vai de outubro a abril. Embora a chuva traga alívio após longos meses de estiagem, ela também aumenta o risco de transtornos, como enchentes, inundações, deslizamentos de terra e o bloqueio de rodovias, que podem isolar comunidades e causar danos significativos à população local.

As viaturas partiram transportando fardos de Mix do Bem, e seguirão para os municípios, onde farão a entrega desses itens, além de outros benefícios previamente transportados por caminhões da Operação. Nesta fase, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), serão distribuídos 5.174 benefícios para 1.976 famílias de 35 municípios goianos, escolhidos com base em uma análise do índice multidimensional de carência das famílias (IMF) e nos maiores índices de anomalia pluviométrica.

Municípios com alto grau de risco

Os 62 municípios considerados de alto risco e que receberão as ações do Goiás Alerta e Solidário 2024 são: Abadiânia, Adelândia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Avelinópolis, Barro Alto, Bonópolis, Buriti de Goiás, Cabeceiras, Cachoeira Dourada, Cavalcante, Ceres, Crixás, Divinópolis de Goiás, Faina, Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Goianápolis, Goianésia, Guarani de Goiás, Heitoraí, Hidrolândia, Hidrolina, Iaciara, Ipameri, Israelândia, Itapaci, Itapuranga, Itauçu, Jussara, Luziânia, Mara Rosa, Mimoso de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Mutunópolis, Niquelândia, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Porteirão, Posse, Rialma, Santa Fé de Goiás, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Domingos, Simolândia, Teresina de Goiás, Trombas, Uirapuru, Uruana, Uruaçu, Vila Propício.

Fotos: Divulgação/CBMGO

Corpo de Bombeiros Militar de Goiás – Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo