Residentes médicos e multiprofissionais são formados pelo Governo de Goiás

Um total de 112 médicos residentes e 40 especialistas multiprofissionais de hospitais estaduais de Goiás participaram nessa quinta-feira (22/02), da cerimônia de Conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS).

Um total de 112 médicos residentes e 40 especialistas multiprofissionais de hospitais estaduais de Goiás participaram nessa quinta-feira (22/02), da cerimônia de Conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS). “Seja na qualificação de profissionais para atuarem no SUS, seja na assistência, as residências sem dúvidas vem alavancando e melhorando cada vez mais o atendimento aos usuários da saúde em Goiás”, afirmou a superintendente da SEST-SUS, Rafaela Veronezzi.

Participaram da cerimônia, o reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes; a coordenadora da Comissão de Residência em Área Profissional da Saúde (COREMU), Rosana Mendes; e o coordenador da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas (COREMES), Belchior Rosa. “Continuem se aperfeiçoando para o pleno exercício da profissão”, incentivou Carlos Hassel.

Os hospitais públicos da rede própria do Estado de Goiás tornaram-se hoje, um dos principais polos de formação de médicos residentes. Atualmente o Governo de Goiás conta com 303 residentes médicos, em 36 especialidades. A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) é responsável pelo financiamento de 42% das bolsas pagas aos residentes, e o Ministério da Saúde pelos demais recursos. O investimento da SES-GO chega a R$ 5.035.610,16 por ano.

Os profissionais fizeram residência no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HUAPA).

Residências

Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, da SEST-SUS. As especializações médicas são distribuídas em 36 diferentes áreas da medicina visando a qualificação do profissional para o posterior funcionamento do sistema de saúde, com a máxima qualidade. Já as residências multiprofissionais são voltadas para profissionais de terapia ocupacional, odontologia, biomedicina, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia e enfermagem.

“O sentimento que descreve o momento de hoje é exatamente a gratidão. Somos gratos pelos dias vividos na companhia dos melhores profissionais de saúde do Estado de Goiás, que fizeram e fazem do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia uma referência de atendimento ao público”, destacou o médico residente em ortopedia do Hugo, Eduardo Gouvea.

A enfermeira residente em infectologia do HDT, Ingrid Aline de Jesus, destacou o aprendizado que teve nas 5.760 horas em que participou da Residência Multiprofissional em Saúde. “Aprendemos que a pontualidade e assiduidade são importantes e cobradas, que as regras são para ser respeitadas, que devemos ser solidários uns para com os outros, que sem esforço e perseverança não se vai a lugar nenhum”, afirmou.

A expansão dos Programas de Residência Médica se deu com o incremento de 37% no quantitativo de vagas de 2015 para 2016 e de 7,48% de 2016 para 2017. Na Residência Multiprofissional a expansão dos Programas se deu com o incremento de 38,88% no quantitativo de vagas de 2013 para 2015 e de 40% de 2015 para 2017.

 

A expansão do Programa de Residência Multiprofissional se deu com o incremento de 38,88% no quantitativo de vagas de 2013 para 2015 e de 40,00% de 2015 para 2017.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo