IMPLEMENTAÇÃO DE DUPLO FATOR DE AUTENTICAÇÃO NO PORTAL JUS.BR – CÓDIGO GERADO EM APLICATIVO AUTENTICADOR

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás comunica mudanças no procedimento de autenticação por Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) para acesso à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) ou seja, PROJUDI, ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e ao SSO. Ressaltamos que tais alterações entrarão em vigor a partir de 03 de novembro de 2025 para todos usuários PROJUDI.

Assim, salvo melhor juízo, torna-se necessária a ampla divulgação a todo o efetivo da PMGO que possua cadastro ativo no PROJUDI, acerca da OBRIGATORIEDADE de implementar o novo procedimento de acesso ao sistema, disponível em https://www.jus.br.

Para tanto, existem duas alternativas de procedimento:
Procedimentos para acesso (02 alternativas):
01) Com Certificado Digital ou Usuário/Senha PROJUDI:
O usuário acessa o portal ‘www.jus.br’ com seu certificado digital ou usuário/senha;
No primeiro acesso, será exibido um QR Code para configuração de aplicativo autenticador (Google Authenticator, FreeOTP ou similar);
O usuário deve inserir o código temporário de 6 dígitos gerado pelo aplicativo para concluir o login;
Nos acessos seguintes, o processo será repetido apenas com os passos 1 e 3.
OBSERVAÇÃO: o efetivo da Coordenação do TCO tentou acessar pelo ‘www.jus.br’, mas apareceu apenas a mensagem: “Usuário ou senha inválido” (não apareceu o QR Code). Desta forma, fizemos a tentativa pela segunda opção proposta: com conta “gov.br” e obtivemos êxito.

02) Com conta gov.br:
O usuário deve possuir o aplicativo ‘gov.br’ instalado no seu celular e o cadastro validado no nível Ouro.
OBSERVAÇÃO: para se obter o nível ouro no Gov.br, Baixe e acesse: o aplicativo GOV.BR em seu smartphone com seu CPF e senha.
Acesse a opção: para aumentar o nível da sua conta, geralmente encontrada na tela inicial ou na seção “aumentar nível”.
Escolha um dos métodos: de validação: reconhecimento facial, leitura do QR Code da CIN ou conexão com certificado digital.
Siga as instruções: na tela para completar a validação e subir seu nível para Ouro.
O usuário acessa NO COMPUTADOR o portal www.jus.br e escolhe a opção “Entrar com gov.br”. Em seguida, deve digitar o seu CPF, após, digitar a senha do ‘gov.br’. Em continuação, deverá informar/digitar o código temporário de 06 dígitos solicitado que será gerado na página inicial do aplicativo gov.br

DO CELULAR: clicar no menu: ‘gerar código de acesso’.
O Policial Militar que concluir quaisquer uma das alternativas acima oferecidas, estará habilitado para acessar a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), ou seja, PROJUDI, ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e SSO.

Para conhecimento: na plataforma do Tribunal de Justiça, SSO significa Single Sign-On (ou Login Único), um sistema que permite ao usuário acessar múltiplos aplicativos e sistemas judiciais com um único login e senha, eliminando a necessidade de se registrar separadamente em cada plataforma. Essa tecnologia, parte do Programa Justiça 4.0 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca
aumentar a eficiência e segurança do acesso aos serviços da Justiça brasileira.

Caso ocorra dúvidas quanto ao procedimento, entrar em contato com a Coordenação do TCO/PM: (62) 99806-6972.

 

Para mais informações, acesse o documento abaixo:

SEI_80542967_Despacho_2808

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo