COTER: Indicação de PM para o cargo de Coordenador de Reforma e Reestruturação Policial (MONUSCO) – Secondment (P-4) para Tenente-Coronel
O COTER, por intermédio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), tem a atribuição de selecionar e indicar Policiais Militares (PM) para missões de paz sob a égide da ONU.
Nesse sentido, informo que a Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, solicitou a indicação de policiais da ativa para o cargo de Coordenador de Reforma e Reestruturação Policial (P-4), na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO), com posto em Kinshasa, pelo período de 1 (um) ano, com possibilidade de extensão de, no máximo, mais 2 (dois) anos.
Para concorrerem à vaga, os candidatos deverão possuir, requisitos:
a. Ser Tenente-Coronel, ter diploma universitário avançado (mestrado ou equivalente) em direito, gestão policial,
aplicação da lei, estudos de segurança, justiça criminal, administração de empresas ou pública,
gestão de recursos humanos, gestão de mudanças ou área relacionada;
b. um diploma universitário de primeiro nível, em combinação com experiência
qualificada, pode ser aceito no lugar do diploma universitário avançado. Treinamento
especializado na área de responsabilidade do titular (operações, reforma, administração,
treinamento, etc.) é altamente desejável. É necessário ter se formado em uma Academia de
Polícia certificada ou em outra instituição nacional ou internacional de treinamento em aplicação
da lei;
c. no mínimo 7 (sete) anos (9 anos na ausência de um diploma avançado) de
serviço/experiência de policiamento progressivamente relevante e ativo em uma agência de
aplicação da lei nacional ou internacional, tanto em nível de campo quanto de polícia nacional;
d. obrigatório possuir 5 (cinco) anos de experiência policial ativa em nível de formulação
de políticas, com experiência em planejamento estratégico e gerenciamento em uma ou algumas
das seguintes áreas: operações policiais, gerenciamento de recursos humanos e financeiros,
gerenciamento de crimes, administração policial, treinamento e desenvolvimento policial,
gerenciamento de mudanças (especialmente na aplicação da lei), reforma e reestruturação ou
área relacionada ; e
e. é altamente desejável experiência prática direta no comando de unidades policiais
em nível regional ou estadual, ou na chefia de um departamento em nível de sede da polícia
nacional. Experiência anterior na ONU ou internacional é uma vantagem
Obs: Havendo interesse na participação do evento retromencionado, o militar deverá ter ciência de que, por ora, será sem ônus para a PMGO.
Os interessados deverão encaminhar um ofício ao SEI da SRH/3 (09348) até o dia 06/09/2024 com os seguintes documentos em arquivos PDF, separadamente:
a. Personal History (formulário “P-11”);
b. Employment and Academic Certification Form;
c. Employment Record – Supplementary Sheet; e
d. Planilha de Indicação
A respeito das orientações para o preenchimento e remessa da documentação, de acordo com os modelos em anexo, destacam-se os seguintes aspectos:
a. todo preenchimento deve ser eletrônico, não contendo nenhum campo manuscrito e não poderá haver campo em branco;
b. nome completo em todos os documentos (atentar para o Last Name que tem que ser igual em todos os documentos);
c. todos os documentos devem ser preenchidos em língua inglesa (incluindo o nome das escolas militares);
d. o Employment and Academic Certification Form deverá ser rubricado em todas as folhas e na última folha assinado pelo Comandante-Geral e conter o carimbo oficial da Corporação; e
e. o Employment Record – Supplementary Sheet e o Personal History deverão ser rubricados em todas as folhas e na última folha assinado pelo PM.
Docs. em anexo:
OFÍCIO nº 571-IGPM-Ch Mis Paz Av IGPM-COTER
Application-Sheet-_-List-of-Candidates-by-PM-MONUSCO
Supplementary-Sheet-to-P_11-Form
United_Nations_Personal_History_Profile_PHP_Form_P_11
Para os esclarecimentos julgados necessários, coloco à disposição o Capitão MARCOS SILVA, Assessor da IGPM, pelo telefone (61) 3415-4958 e email igpmcoter@coter.eb.mil.br
Júlio César Alves Souza – Tenente-Coronel QOPM
Chefe da SRH/3











