COTER – Curso de Desenvolvimento de Instrutores Certificados – Egito

1.O COTER, por intermédio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), tem a atribuição de selecionar e indicar policiais para missões de paz e cursos sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).
2.A conclusão do primeiro curso de Desenvolvimento de Instrutores Certificados das Nações Unidas permitiu que a Divisão de Polícia e o Serviço de Treinamento Integrado criassem um grupo inicial de instrutores de 14 países qualificados para ministrar três cursos
de treinamento específicos, a saber, “Policiamento orientado para a comunidade”, “Capacitação e desenvolvimento da polícia” e “Monitoramento, orientação e aconselhamento da polícia”. Isso nos permite implementar os três cursos mencionados acima, tanto de forma autônoma quanto combinada, para o benefício de todos os Estados Membros das Nações Unidas.
3. Em cooperação com os governos do Egito e dos Estados Unidos da América, o próximo curso de Desenvolvimento de Instrutores Certificados para o benefício dos participantes das regiões vizinhas será organizado no Egyptian Peacekeeping Operations Training Center, no Cairo, de 7 a 25 de abril de 2025. O objetivo do curso é desenvolver um grupo de instrutores certificados pelas Nações Unidas que possam ministrar os cursos mencionados acima em benefício dos futuros policiais de manutenção da paz nos centros de treinamento nacionais.
4. Com base no exposto, a DPO de solicita aos Estados-Membros que indiquem até três instrutores para esse curso que atendam os pré-requisitos. O formulário Electronic Application for Seconded Police (EASP) devidamente preenchido pelos candidatos devem ser anexados à indicação. Os participantes dos cursos serão selecionados com base em sua experiência profissional e atribuição atual, com a devida consideração à diversidade
geográfica e de gênero. A indicação de mulheres qualificadas é altamente incentivada. Os indicados devem ter um seguro médico válido enquanto estiverem participando do curso.

5.Solicita-se que as instituições cubram os custos de viagem internacional associados à participação no referido evento, enquanto a acomodação e as refeições serão fornecidas pelos organizadores. No entanto, há algum apoio financeiro limitado disponível, se necessário. Se a instituição desejar buscar patrocínio para participar do curso, deverá indicálo no ofício de indicação do policial. Talvez seja necessário priorizar os patrocínios em função
dos fundos disponíveis. Os candidatos patrocinados podem ter que se submeter a procedimentos de verificação, de acordo com as regras estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos.
6. Os participantes devem ter sido aprovados em Avaliação para Serviço em Missão (AMS, em inglês) pela Equipe de Assistência e Avaliação de Seleção (SAAT, em inglês), ou terem participado de missão de paz das Nações Unidas (ONU) nos últimos 5 anos.
7. Solicito verificar a possibilidade de indicar 3 (três) policiais militares voluntários, contendo os seguintes dados: nome completo, função, cópia do passaporte válido, e-mail, telefone, e currículo (EASP) preenchido.
8. Para os esclarecimentos julgados necessários, coloco à disposição o Capitão MARCOS SILVA, Assessor da IGPM, pelo telefone (61) 3415-4958 e e-mail igpmcoter@coter.eb.mil.br.

É importante ressaltar que a PMGO não se responsabiliza pelos custos financeiros, ficando-o à cargo do interessado.

Os interessado que preencherem os requisitos, deverão encaminhar um ofício via SEI à SRH/3 (09348), contendo os seguintes dados: nome completo, função, cópia do passaporte válido, e-mail, telefone, e currículo (EASP) preenchido, além de toda a documentação em anexo, até o dia 28/01/2025.

 

Documentos anexos:

Oficio_n__43_IGPM_Ch_Mis_Paz_Av_IGPM_COTER_e_seus_anexos – EGITO

 

Júlio César Alves Souza – Tenente-Coronel QOPM

Chefe da SRH/3

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo