VAGA PARA PM NA FORÇA DE MANUTENÇÃO DE PAZ DA MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO CHIPRE (UNFICYP). IPO
O Comando de Gestão e Finanças, por meio da Terceira Seção de Recursos Humanos – SRH/3, divulga que a Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) tem, entre suas atribuições, a incumbência de selecionar e indicar policiais militares (PM) para exercerem a função de Policial da Organização das Nações Unidas (UNPOL).
De acordo com comunicação da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, o Secretariado das Nações Unidas solicitou a indicação de candidatos policiais militares para concorrerem à função de Deputy Senior Police Adviser da Força de Manutenção da Paz da Missão das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP). A seleção será pelo processo de Individual Police Officer (IPO) – seconded (non-contracted), pelo período de um ano, com data de desdobramento a ser definida.
Cabe salientar que as missões individuais do tipo non-contracted para IPO são relacionadas às mais importantes funções na estrutura da Polícia das Nações Unidas em operações de manutenção da paz (OMP) e missões políticas especiais (MPE). Por isso, as vagas possuem perfis próprios, dispensando a assinatura de contrato formal. Ressalta-se que os valores pagos pelas Nações Unidas aos policiais não contratados diferem dos valores pagos aos contratados.
Os cargos de IPO são para qualquer posto ou graduação, contudo, considerando o escopo gerencial do trabalho, é desejável que o candidato esteja no posto de tenente-coronel. Currículos de outros postos e graduações serão avaliados.
Nesse sentido, a IGPM recomenda que os PM sejam indicados na ordem de prioridade do Comando da Corporação, respeitando-se os seguintes critérios de seleção:
1º) ter sido aprovado na AMS/SAAT, realizada em 2024;
2º) ter concluído o Estágio Preparatório de Missão de Paz (EPMP), no Centro
Conjunto de Operações de Paz do Brasil – (CCOPAB), não sendo de caráter eliminatório;
3º) ter participado de missão de paz da ONU nos últimos 2 anos; e
4º) ter fluência em inglês oral e escrito.
Por oportuno, cabe informar que, exceto o pagamento de salários, que essa Corporação não terá custos adicionais com a participação dos indicados na referida missão, haja vista que os custos, como aquisição de passagens (ida e volta) e o pagamento de diárias, ficarão a cargo da ONU. E será sem ônus para a PMGO.
Solicito ainda, que essa Corporação autorize a IGPM entrar em contato diretamente com os voluntários para as demais tratativas administrativas e que quaisquer substituições de telefone, e-mail, situação de ativa ou reserva e promoção dos militares sejam informadas com
oportunidade.
Os interessados, que preencham os requisitos, deverão encaminhar um ofício via SEI à SRH/3 (09348) até o dia 25/08/2025 manifestando o interesse e anexando a documentação necessária (os documentos listados abaixo), escaneados e renomeados, em PDF, em arquivos separados, na língua inglesa, cujos modelos para preenchimento seguirão anexos a este ofício, não sendo permitido anexar outros documentos não exigidos inicialmente para seleção:
– Electronic Application for Seconded Police (EASP). Observação: no item Nr 12, o EASP deverá ser rubricado e assinado pelo Comandante-Geral e conter o carimbo oficial da Corporação. O PM deverá preencher o n. 3 do EASP de acordo com as suas habilidades e as exigidas nas missões existentes no JOB (Job Opening for Position) anexo a esse documento;
– Lista de candidatos, conforme modelo anexo (preenchida com os dados necessários para o cargo). Esse documento será confeccionado de forma editável (Word) e enviado desta forma; e
Esta Inspetoria-Geral entende que o envio de PM para missões de paz, além do reconhecimento da capacidade profissional da instituição a que pertence, permite à mesma desfrutar da experiência pessoal e profissional adquirida pelo militar, quando de seu retorno, o que redunda em imensurável benefício à própria Corporação.
Por fim, o Secretariado encorajou, ainda, a candidatura de mulheres, as quais, em condições similares de qualificação, terão preferência no processo seletivo.
Para os esclarecimentos necessários, coloco à disposição o Capitão MARCOS SILVA, Assessor da IGPM, pelo telefone (61) 3415-4958 e email: igpmcoter@coter.eb.mil.br.
Documentos:
Oficio_n__691_IGPM_Ch_Mis_Paz_Av_IGPM_COTER_e_anexo
__Application_Procedures_for_IPO_in_UNFICYP
ANNEX_H___Self___Attestation – word
CRIMINAL__SCREENING_CERTIFICATE___modelo__3_word
List_of_candidates_for_deployment__annex__SGF__3_word
Omildo Ananias Junior – Tenente-Coronel QOPM
Comandante de Gestão e Finanças










