OFERTA DE CURSO – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGURANÇA PÚBLICA
O Comando de Gestão e Finanças, por meio da Terceira Seção de Recursos Humanos – SRH/3, informa que a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSPGO), em parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV), firmou o Termo de Cooperação Técnica nº 8/2025, com o objetivo de promover o Curso de Especialização Lato Sensu em Liderança e Gestão Estratégica em Segurança Pública.
A iniciativa visa ao aprimoramento técnico e gerencial dos profissionais que atuam nas instituições vinculadas ao Sistema de Segurança Pública do Estado de Goiás, por meio da formação continuada e da difusão de conhecimentos atualizados, alinhados às práticas contemporâneas de gestão pública, liderança organizacional e políticas de segurança cidadã.
O curso será ofertado na modalidade presencial, com um encontro mensal, a ser realizado na unidade Goiânia da UniRV. Eventualmente, poderão ser realizadas atividades de forma síncrona (ao vivo), com o intuito de ampliar a flexibilidade da formação e facilitar a participação dos servidores. A estrutura curricular contempla 12 (doze) disciplinas obrigatórias, totalizando uma carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas, com previsão de início em agosto de 2025 e encerramento em agosto de 2026, incluindo a elaboração e defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O público-alvo são servidores efetivos das forças de segurança pública estadual, ocupantes de funções estratégicas ou com potencial de liderança institucional. O curso tem como objetivos específicos:
-
Capacitar gestores e lideranças da área de segurança pública para atuarem de forma eficaz, ética e inovadora;
-
Estimular a aquisição de competências técnicas e comportamentais relacionadas à gestão pública moderna;
-
Promover a integração entre os diversos órgãos que compõem o sistema de segurança, fortalecendo a atuação conjunta e cooperativa.
Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas, distribuídas da seguinte forma:
-
10 (dez) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para a Polícia Militar do Estado de Goiás;
-
8 (oito) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para a Polícia Civil do Estado de Goiás;
-
8 (oito) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para a Polícia Penal do Estado de Goiás;
-
8 (oito) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás;
-
7 (sete) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para a Secretaria de Estado da Segurança Pública;
-
6 (seis) vagas + 2 (dois) cadastros de reserva para a Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás;
-
3 (três) vagas + 1 (um) cadastro de reserva para o PROCON Goiás.
Os interessados deverão encaminhar ofício com seus dados (posto/graduação, nome, RG, CPF, telefone e e-mail) à SRH/3 até o dia 10 de julho de 2025 (quinta-feira).
Recomenda-se, na medida do possível, que as indicações priorizem servidores que atuem em áreas relacionadas à temática do curso, de modo a potencializar a aplicação prática do conhecimento adquirido em suas unidades de origem.
Colocamo-nos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários, por meio do telefone (62) 3201-1057 ou pelo e-mail institucional desta Coordenadoria de Ensino.
Portifolio___Seguranca_Publica – pos graduação – oferta de curso
Omildo Ananias Júnior – Coronel QOPM
Comandante de Gestão e Finanças










