Junta Comercial de Goiás inicia as comemorações dos seus 125 anos

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) inicia agora, em novembro, as celebrações de seus 125 anos, que serão completados em 12 de julho do próximo ano. Os atos festivos serão abertos com a inauguração do Museu Goiano do Registro Empresarial, unidade Goiânia, no próximo dia 12, na sede da Junta, na presença de autoridades.

E, para o próximo ano, a Juceg tem mais três atos dessa celebração: a inauguração do museu na cidade de Goiás, no mesmo prédio onde funcionou a primeira sede da Junta no estado; o lançamento de um livro que vai contar toda a história da autarquia e do registro empresarial no Estado e um evento de celebração dos 125 anos da Junta Comercial.

O Museu Goiano do Registro Empresarial, com unidades em Goiânia e na cidade de Goiás, tem a curadoria do jornalista Leandro Resende. Ele também é o autor do livro que reúne uma série de fatos históricos sobre o registro mercantil no estado, desde a fundação da Junta Comercial, em 1900, durante o Governo Urbano Coelho de Gouvêa, 5º presidente do Estado de Goiás. “A partir da sua criação a Juceg passou a funcionar como um simples departamento de Estado, até que o Governo Federal, preocupado com a ausência de um estatuto que disciplinasse o registro do comércio em todo território nacional, fez editar lei criando o Sistema Nacional de Registro do Comércio”, explica o curador.

Segundo Leandro Resende, a Juceg inaugura um novo ciclo a partir da abertura do Museu, e a unidade de Goiânia deve antecipar uma série de informações trazidas no livro, que será lançado simultaneamente à inauguração do espaço na antiga capital. “Poderemos ver muito sobre a história da Junta, sua construção de identidade. Em Goiânia, num espaço menor, focaremos mais nos registros, livros, atas, equipamentos e um resgate da história das presidências”, conta. O curador explica que a unidade de Goiânia não deve ser um Museu fixo, mas que deve ser constantemente atualizado a partir de novas descobertas dos registros feitos ao longo dos anos.

Para o presidente da Junta Comercial de Goiás, Euclides Siqueira, os 125 anos da Juceg e todas as celebrações que envolvem a data são uma forma de valorizar o legado da Junta e a caminhada do registro mercantil em Goiás desde 1900. “Comemoramos o primeiro centenário e agora achamos mais que merecida essa nova celebração, inclusive com presença de autoridades, com visita de colegas das Juntas de outros estados, que já admiram o trabalho feito aqui”, avalia. O lançamento do livro e a inauguração do Museu na cidade de Goiás, conforme ressalta Euclides, serão realizados paralelamente à transferência simbólica da capital para a antiga Vila Boa, em julho do ano que vem.

Foto: Fernando Leite

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo