Juceg contribui para que Goiás seja o estado mais digital do Brasil
Em 2019, Junta Comercial de Goiás iniciou seu processo de digitalização e hoje trabalha com os processos totalmente online
Goiás é o estado mais digital do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O governo goiano foi anunciado, nesta quinta-feira (8/8), no Rio de Janeiro (RJ), como primeiro lugar no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital – 5ª Edição. Por videoconferência, o governador Ronaldo Caiado participou da cerimônia. Ele agradeceu a equipe do estado e ressaltou a importância das tecnologias digitais para a modernização e eficiência da gestão pública.
“Quando recebi o Estado, Goiás era o penúltimo, uma das piores posições do Brasil em termo de digitalização dos serviços à população. Esse trabalho foi consolidado, mostrando a necessidade de dar ao cidadão acesso facilitado a todos os serviços”, ressaltou Caiado. O governador destacou ainda que a tecnologia proporciona redução de custos e maior agilidade e dignidade para o cidadão que precisa ser atendido, sobretudo aquele que mora distante da capital.
A Junta Comercial de Goiás é parte relevante nesse processo. Em 2019, iniciou o processo de digitalização dos processos e, hoje, é possível abrir um novo negócio com a documentação 100% digital. O que antes levava dias e até meses para se concluir, atualmente ocorre em poucas horas. “Isso é fruto do trabalho incansável de nossos servidores e da gestão do governador, que não mediu esforços para desburocratizar e facilitar a vida do empreendedor goiano. Saímos do último lugar, em 2019, e chegamos ao primeiro, em 2022, no ranking de tempo de abertura de empresas”, afirma o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
Evolução
Em 2019, Goiás se encontrava em um dos piores lugares do Índice ABEP-TIC de Serviços Públicos Digitais. Desde então, o estado experimentou uma significativa evolução: em 2020, avançou para a 10ª posição; em 2021, subiu para o 7º lugar; e em 2022, alcançou o 2º lugar. Em 2023, repetiu o feito. Neste ano, Goiás ficou à frente dos estados do Rio de Janeiro (2º), Piauí (3º), Rio Grande do Sul (4º) e Bahia (5º).
A entrega do prêmio fez parte da programação do 51º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2024). A iniciativa foi baseada no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, que avalia a eficácia e a qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos pelos governos estaduais e distrital, destacando iniciativas de promoção de administração pública mais ágil e transparente.
Unidade de Comunicação da Juceg com Secretaria da Comunicação
Governo de Goiás