26/10 – Juceg realiza palestra esclarecedora sobre o câncer de mama
O outubro fica mais rosa quando você se cuida
Juceg realiza palestra esclarecedora sobre o câncer de mama
Prevenir o câncer de mama é o principal objetivo do outubro rosa. Dedicar um mês inteiro para a conscientização dos males desse tipo de doença já salvou muitas vidas. Mas, infelizmente, o câncer de mama ainda é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. São cerca de 74 mil casos novos previstos, por ano, até 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Por isso, a Juceg se junta ao movimento e, em mais um ano consecutivo, oferece seus aos servidores uma palestra esclarecedora sobre o tema. A convidada deste ano é A assistente social Rosa Maria Vieira, da Secretaria Estadual de Saúde. Ligada a assuntos da criança e da mulher, ela esclareceu mitos e verdades sobre o câncer de mama.
A atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, e contou com a presença do presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, e do vice-presidente da Junta, Francisco Canindé Lopes, que fizeram a apresentação e deram as boas-vindas à palestrante.
Os principais sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e outros fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, como uso de hormônios contraceptivos ou de reposição.
Para acessar todo o conteúdo da palestra, clique aqui.
Goiânia conta com uma associação de portadores de câncer de mama. Para ter mais informações sobre o tema, acesse https://apcam.org.br/home.
O outubro rosa ganha mais cor quando você não negocia com sua saúde. Se toque, se cuide. E leve as informações para seus familiares. Apesar da incidência pequena, o câncer de mama também acomete homens.
Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás
Unidade de Comunicação