Workshop do Laboratório de Inovação de Goiás discute intraempreendedorismo público
Professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes contou sobre sua experiência em programas de educação empreendedora em governos brasileiros
A Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), por meio do Laboratório de Inovação de Goiás (Ligo), promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), mais uma edição do Workshop de Tecnologias Inovadoras e Exponenciais. O evento online falou sobre formação de intraempreendedores públicos e contou com a participação do professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco, Genésio Gomes. O workshop foi mediado pelo gerente de Inovação da Sedi e coordenador do Ligo, Alaor Júnior.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, e o subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel Moraes, também participaram do encontro, junto com outros 98 espectadores simultâneos. Durante o workshop, Genésio Gomes falou sobre sua experiência em programas de educação empreendedora em governos brasileiros e mostrou como inovar e crescer profissionalmente no serviço público, como desenvolver o potencial inovador e os princípios da inovação aberta e do intraempreendedorismo público.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, existe um grande desafio para prática de empreendedorismo no serviço público. “Algumas pessoas não querem abraçar as oportunidades porque elas pensam somente nas dificuldades e de repente ela poderia causar uma mudança significativa dentro de um todo se assumisse a responsabilidade porque ela tem o conhecimento e pode ajudar. Este espírito empreendedor e colaborativo precisa ser desenvolvido para alcançarmos um Estado e uma sociedade melhor”.
O subsecretário de Tecnologia da Informação, Rodrigo Michel Moraes, abriu o workshop ressaltando a importância do tema para provocar uma mudança de comportamento no serviço público. “Precisamos pensar como podemos trazer o empreendedorismo para dentro da gestão pública. Como fazer que o servidor consiga ser empreendedor, buscar novas ideias e dar esses passos dentro da administração pública”, ponderou.
Genésio Gomes fez uma reflexão sobre as mudanças que devem ser realizadas no serviço público em busca da inovação e quais são as dificuldades para promovê-las. “Minha especialidade é mudar a cultura das pessoas. Inovar não é tecnologia. Inovar são pessoas. Quem está usando a tecnologia são as pessoas. Então se a gente não focar em pessoas, não vamos andar e progredir. E o servidor é a pessoa que aprende a servir. Mas servir para que? Servir para resolver os problemas do mundo, ou pelo menos deveria ser isso”.
O professor de empreendedorismo ainda falou sobre inovação, conceito de disrupção, propósito, autoconhecimento, inteligência emocional, soft skills, análise de problemas, soluções com design thinking, ciclo de inovação, estágios de desenvolvimento de inovação, modelos de inovação, inovação aberta, benefícios de ser um servidor intraempreendedor, entre outros assuntos. O workshop está disponível no canal da Sedi no YouTube.
O próximo encontro será no dia 21 de julho, às 09 horas, com a participação especial de Liliane Tie, que vai falar sobre blockchain no serviço público. Liliane é professora de blockchain e criptoativos, ativista de dados, consultora de projetos e engajamento de stakeholders. Construiu carreira na área de tecnologia como administradora de bancos de dados, gerente de projetos de integração de sistemas e consultora de portfólio de projetos corporativos e PMO.
Secretaria de Desenvolvimento e Inovação – Sedi
Comunicação Setorial